Siga
Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos

Cidade

Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos

No próximo final de semana, dia 8, acontecerá o Sábado Aéreo 2017, na Base Aérea de Porto Velho, que desde o dia 1º de fevereiro deste ano passou ser chamada Ala 6. A mudança, segundo o coronel aviador da Força Aérea Brasileira, Célio Otávio Araújo Galvão, faz parte de uma reestruturação completa da instituição em todo o país.

“Aqui em Porto Velho a mudança ficou mais visível. A Base Aérea tinha um cunho bastante administrativo, e agora ganhamos a estrutura de Ala 6, que é completamente voltada para o operacional, pegando os dois esquadrões aéreos, e ficou responsável por fazer todo o treinamento e emprego dos meio de força área que nós temos aqui”, explica o coronel. Foram criadas 15 Alas no país.

Este ano, após seis anos sem apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia de portões abertos em Porto Velho, este ano a população poderá assistir ao show acrobático das aeronaves que compõe a esquadrilha, mostrando toda a técnica e beleza da capacidade aérea dos aviadores do Esquadrão de Demonstração Aéreo. “Não há uma agenda pré-definida. Este ano eles atenderam nosso chamado, e está vindo também em função das comemorações do cinquentenário do projeto Rondon, que acontece este mês”, completou coronel Galvão.

O projeto Rondon é interministerial, capitaneado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o governos estaduais e municipais, e ainda com instituições de ensino superior públicas e privadas, e tem a intenção de atrair estudantes com conhecimentos e habilidades para aplicar em comunidades mais carentes, buscando o desenvolvimento sustentável.

“Nós vamos aproveitar o evento para expandir a campanha que já estamos realizando internamente, com a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para entidades filantrópicas, ainda não selecionamos quais serão as beneficiadas, mas em breve faremos essa doação, e todos estão convidados a participar e doar”, declarou o coronel aviador.

A expectativa de público está sendo prevista pelo histórico de eventos anteriores, esperando a visitação de 20 mil pessoas na tarde de sábado. Os portões serão abertos às 13 horas, e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça será às 16 horas. O evento será encerrado às 18 horas. “É importante alertar para que os participantes não deixem para chegar muito em cima da hora, o estacionamento interno estará aberto para o público, com entrada gratuita, e nós estamos organizando o espaço de forma que não haja tumulto”.

Além do show acrobático das aeronaves, os visitantes poderão conhecer o helicóptero russo de ataque, batizado como AH-2 Sabre, um dos mais bem conceituados do mundo, e a Ala 6 é a única do Brasil que trabalha com essas aeronaves. Também tem o A-29 Super Tucano, que é a aeronave que faz a defesa da fronteira seca. Serão apresentados ainda o C-98, aeronave de transporte leve, o Cargueiro C-130, de cargas pesadas, e vários outros meio aéreos utilizados pela instituição.

Sobre o trabalho desenvolvido na capital, a Ala 6 faz parte de um sistema de defesa da Força Aérea, e a vigilância da fronteira está ainda mais acirrada, atualmente com a operação Ostium, intensificando o emprego da força na segurança da região fronteiriça. “Estamos combatendo ilícitos transfronteiriços, e a Ala 6 está atuando firme em suas atribuições”, concluiu o coronel Galvão.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos
Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos
Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos
Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos

Fonte: Rondoniagora

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Cidade