Siga
Foto: Condecom

Cidade

FINADOS – Cemitérios recebem limpeza para visitação

A Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) antecipou a limpeza dos cemitérios públicos para as visitações que ocorrem no Dia de Finados. Independente, entretanto, da data que celebra a memória dos mortos, o subsecretário Wellem Prestes já vem mantendo o compromisso do prefeito dr Hildon Chaves de manter os cemitérios limpos ao longo do ano e não somente no dia de Finados, como sempre acontecia.

Em visita ao cemitério dos Inocentes, localizado à rua Almirante Barroso, e do Santo Antônio, estrada de mesmo nome, o prefeito dr Hildon Chaves destacou a importância de manter esses espaços limpos. “As visitações acontecem durante todo o ano. Os familiares gostam de prestar homenagens aos entes falecidos em datas adversas, não somente no feriado de 2 de novembro e então é um compromisso que assumimos devido às centenas de reclamações que existiam”, disse ele.

De acordo com Prestes, além de manter uma equipe fixa tanto no cemitério do Inocentes como no Santo Antônio, a Semusb realiza periodicamente mutirões de limpeza. “Assim os visitantes passam a ter um local mais acessível, livre do matagal e sujeira. Nossa região chove muito e passamos praticamente seis meses de um inverno intenso, o que facilita o crescimento rápido do mato. Portanto, é preciso estar com frequência enviando equipes para realizar a roçagem e capina”, explicou Prestes.

O cemitério de Santo Antônio, segundo o subsecretário tem mais de 400 mil metros quadrados e demanda tempo e trabalhadores. “Temos uma demanda grande de limpeza pela cidade, mas estamos conseguindo realizar os mutirões que programamos nos cemitérios. Desde início do ano já realizamos três ações. Assim fica mais fácil para a equipe fixa ir mantendo”, ressaltou.

O prefeito também está viabilizando o calçamento de seis ruas do cemitério de Santo Antônio. “Em breve vamos concluir essas ruas que faltam receber o serviço, o que vai diminuir o mato em até 50%”, finalizou.

De acordo com Gilbson Moraes, administrador dos cemitérios públicos de Porto Velho, a limpeza deve ser concluída até o final da semana. “Estamos recebendo muitos elogios dos visitantes que afirmam que isso não acontecia antes, o que nos deixa orgulhosos, pois queremos fazer a diferença e valorizar o cidadão portovelhense que busca viver numa cidade mais limpa e aconchegante”, disse ele.

Mais de quarenta trabalhadores foram encaminhados para realizar o mutirão que contou com capina, roçagem, recolhimento de lixo, varrição, rastelagem e poda. “Um trabalho intenso e que agora faz parte da programação de limpeza da Semusb”, comentou o encarregado da equipe, Douglas Dumont.

VISITAÇÕES

Anualmente, no dia de Finados são contabilizadas entre 70 e 90 mil visitações entre os dois cemitérios. Sendo seis mil para o Inocentes e demais para o Santo Antônio que possui um registro de mais de 90 mil sepultamentos e tem armazenados cerca de 15 mil cadáveres no sistema de ossário. No Cemitério dos Inocentes são mais de seis mil registros de sepultamentos. Durante os feriados o local é aberto para visitação das 7h às 18h. Já a equipe administrativa está no local das 7h às 11h, e das 14h às 16h. Além do feriado de Finados, os cemitérios públicos da capital recebem maior movimentação no Dia das Mães.

Fonte: Condecom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Mega Frio Climatização

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho