Siga
IPEM vistoria empresas e fiscaliza caminhões e ônibus escolares
Foto: Secom

Cidade

IPEM vistoria empresas e fiscaliza caminhões e ônibus escolares

Após reunião na última semana com o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), o presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), Edvaldo Soares, fez uma verificação em empresas de cronotacógrafos e selagem, para conhecer a estrutura e capacidade de cada credenciada para o atendimento e vistoria de ônibus escolares.

As empresas são responsáveis pela vistoria de caminhões e ônibus escolares que prestam serviço às prefeituras e governo do Estado. Segundo o presidente, é exigência do MP que os entes públicos só fechem contrato com empresas de transporte escolar que estejam dentro das normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“São essas empresas que fazem as vistorias dos ônibus escolares. Mas o que acontece é que grande parte dos ônibus escolares está funcionando indevidamente. Portanto o MP agora vai exigir que as prefeituras e governo do Estado só contratem com empresas que trabalhem com os cronotacógrafos devidamente vistoriados, que é o equipamento que registra a velocidade em que os ônibus circulam, inclusive para ter o controle em situações de acidentes. O equipamento funciona como uma caixa preta nesses veículos”, explicou Edvaldo Soares.

O presidente acrescentou que, com o tempo, alguns equipamentos precisam ser trocados. “Eu visitei as empresas para verificar qual é o motivo dessa revisão não estar sendo realizada como deveria, e a justificativa é que a demanda não é tão grande porque alguns proprietários de empresas de ônibus não procuram as autorizadas para fazer a adequação. Os equipamentos de veículos mais antigos devem que ser trocados, e a maioria dos ônibus que circulam não passou pelo procedimento”, declarou.

O presidente do Ipem solicitou junto às empresas autorizadas um levantamento para identificar quantas empresas de transporte escolar não passaram pela vistoria de rotina dos veículos. O relatório deve ser encaminhado ao Ministério Público de Rondônia.

Fonte: SECOM 

 

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização