Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Cidade

Os 5 principais pontos turísticos de Porto Velho

Olá pessoal, então, vamos passear e ver o que tem de melhor na lista dos 5 principais pontos turísticos de Porto Velho?

Infelizmente os governantes local não tem bons olhos para área turística de Porto Velho, a exemplo maior o abandono da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que certamente faz parte dos 5 principais pontos turísticos de Porto Velho.

Mas, vamos falar de coisas boas, certo? Vou lista abaixo alguns:

Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)

Estrada de Ferro Madeira Mamoré - Blog Rondônia

Foto: Aurélio Paz da Luz

Embora esteja abandonada a própria sorte, a EFMM segue sendo o principal ponto turístico de Porto Velho, devido a sua linda história. Foi a 15ª ferrovia a ser construída no pais, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Antigamente a linha estendia por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundada pela EFMM. Mas, a bastante tempo essa linha é inutilizada.

Desde 1981, quando foi inaugurada a linha de 7 quilômetros de passeio que vai da EFMM até a antiga cachoeira de Santo Antônio, ficou sendo o principal meio de uso das Marias Fumaças de Porto Velho. Que atualmente também está abandonada pelo governo. Infelizmente este é o retrato o principal ponto turístico do Estado de Rondônia.

Porto Velho Shopping

Porto Velho Shopping - Blog Rondônia

Não diria que seja um ponto turístico de Porto Velho, por ter um cunho empresarial. Mas, como é o lugar mais visitado pela população, tem o mérito de entrar na lista.

Construído e administrado pela Ancar Ivanhoe, empreendedora de shoppings centers há 40 anos no Brasil, o Porto Velho Shopping inaugurou em 2008 e chegou a Rondônia como o primeiro mall do Estado e transformou o hábito da população local, com a inauguração de lojas até então inéditas, como: McDonald’s, Cine Araújo, Centauro, Renner, C&A, Kopenhagen, Lojas Americanas e outras.

O shopping que passou recentemente por uma expansão de 14 mil m² de ABL recebeu a nova âncora Riachuelo, além das já existentes. Hoje conta com 44 mil m² de ABL e recebe 700 mil consumidores por mês. Atualmente são 197 operações, sendo 5 âncoras, 13 megalojas, um Parque de Diversões com 551m² (dentre jogos eletrônicos e lazer para crianças), Cinema, Universidade, 109 lojas satélites, 32 quiosques, 4 instituições financeiras e 2 Praças de Alimentação com 29 operações e 2 restaurantes.

O Porto Velho Shopping estuda viabilizar duas torres comerciais e se tornar o primeiro shopping com conceito multiuso de Rondônia.

(Referência)

Parque da Cidade

Parque da Cidade - Blog Rondônia

Primeiro Parque da cidade de Porto Velho na área urbana. O Parque possui um espelho d’água central para passeio de pedalinhos. Particularmente nunca vi pedalinhos e nenhum registro em redes sociais do mesmo.

O parque da cidade é um excelente lugar para caminhada. Sua pista tem 800 metros para esse tipo de exercício, além de academia popular.

Ótimo estacionamento para quem mora mais longe do parque, além de campo de futebol, vôlei de área.

O parque também dispõe de um anfiteatro e um mirante, onde geralmente ofertam eventos para a população, os finais de semana é bem visitado. A época sazonal mais visitada é a de Natal.

Parque Circuito

Parque Circuito - Blog Rondônia

Construído em 1967 pelo Exército Brasileiro, o Parque das Seringueiras, que teve seu nome alterado para Parque Dr. José Adelino de Moura, ou como é popularmente conhecido, “Parque Circuito”, será transformado até o final de 2014 em um Parque de Conservação Integral.

Previsto no Sistema Nacional de Conservação. O projeto que irá dar uma nova roupagem ao esquecido Parque Circuito, terá como objetivo a prática de estudos ambientais, pesquisas científicas, lazer, ecoturismo, entre diversas finalidades voltadas para o meio ambiente. O projeto é encabeçado por uma equipe da SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

(Referência)

Parque Natural de Porto Velho (Parque Ecológico)

Parque Natural de Porto Velho - Blog Rondônia

Por ser um parque um pouco mais distância do centro da cidade, é pouco visitado pela população. Embora seja um dos principais pontos turístico da capital, é um lugar recentemente reformado e, ideal para levar sua família.

Localiza-se na região Norte de Porto Velho, a 15 km do centro da cidade e conta com cerca de 2.000 hectares de área preservada.

O parque foi criado na área do antigo Projeto Fundiário Alto Madeira, Gleba Belmont , pelo Decreto Municipal nº 3816, de 27/12/89.

Além do objetivo preservacionista, o Parque Ecológico tem grande importância para a cultura e o lazer da população de Porto Velho. Atividades de pesquisa através de organismos acadêmicos, ou de organizações ambientalistas reconhecidas, são desenvolvidas e incentivadas nesse espaço. É administrado pela Secretarai Municipal de Meio Ambiente – SEMA.

Recebe um grande número de visitantes, e está aberto para visitação pública de quinta-feira à domingo, de 09:00h às 17:00h.

Um pequeno Jardim Zoológico exibe e cria animais silvestres da fauna regional recuperados de cativeiros particulares e irregulares. Aí já foram obtidos vários êxitos na reprodução de animais, como macacos barrigudo e prego, cobras e anta, uma das principais razões de sua existência.

(Referência)

Agora você tem ótimas opções para conhecer melhor Porto Velho. Deixe nos comentários abaixo outro ponto turístico que você frequenta que não está listado no post.

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Comente ai embaixo, vamos dialogar a respeito do assunto. Quando mais ideias melhor.

Siga nas redes sociais FacebookInstagram, Google Plus e Twitter.

Fonte: Aurélio Paz

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Cidade