Siga
Prefeitura reabre parque natural com novo museu

Cidade

Prefeitura reabre parque natural com novo museu

Local contempla turismo, lazer, educação, pesquisa, preservação e qualidade de vida

O prefeito de Porto Velho, dr. Hildon Chaves, disse sábado, na reinauguração do Parque natural Senador Olavo Pires, que a revitalização do espaço, por seu governo, resgatou um dos maiores e mais verdadeiros ambientes de turismo ecológico, educação ambiental, educação e pesquisa, além do lazer para o cidadão. Evento marcou a semana do meio ambiente, cujo tema é sustentabilidade.

Acompanhado da deputada federal Mariana Carvalho, do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Maurício Carvalho e de seus secretários, dr. Hildon disse que a revitalização é resultado do trabalho do subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, e que equipe “deu à cidade um novo atrativo turístico”, com o apoio de parceiros institucionais, públicos e privados

Dr. Hildon lembrou que, ao assumir o governo municipal, em janeiro, pegou Porto Velho “com problemas nos quatro cantos, mas graças à equipe competente de secretários comprometidos e competentes e aos mutirões incluindo os moradores a cidade está bem melhor. Ainda não chegamos a todo os bairros mas vamos isso vai acontecer”.

O prefeito falou também sobre a regularização fundiária da chamada figura A da cidade, beneficiando vários bairros da região norte de porto velho, problema centenário que agora está se resolvendo Ele lembrou que para isso tem equipes competentes e comprometidas em todas as secretarias trabalhando para uma cidade melhor em poucos meses. Sobre educação, trabalha para tirar o município da situação de pior Ideb de Rondônia. “A capital do estado tem obrigação de melhorar esses índices”.

Colocação

O secretário Robson afirmou que o parque natural muda a história de Porto Velho. “A cidade era a última capital em sustentabilidade ambiental no país e hoje já está entre as primeiras”. Ele ressaltou a realização, em menos de cinco meses, “de diversos trabalhos técnicos e científicos no local que servem de referência para outras unidades de conservação”. Há, por exemplo, uma árvore ainda não mapeada em estudo científico e cuja folha supera 2 metros de tamanho.

Também falaram no evento o vereador Maurício e a deputada federal Mariana. “a gestão de dr. Hildon não apenas respeita o meio ambiente. Deu uma nova ‘cara’, melhorando a autoestima do porto-velhense. “Esse parque representa a valorização da Amazônia por um governo que tem ação e vontade”, afirmou a Mariana.

O que há

Com área superior a 390 hectares e apontado por muitos como santuário ecológico, o parque natural, criado garantindo importantes amostras da fauna e da flora, com desenvolvimento de educação ambiental, pesquisa científica e turismo ecológico. Nele há sistema de arborismo, tirolesa, escalada vertical, playgraound, parque e brinquedos para crianças; pista de acesso a idosos e cadeirantes; pista de passeio em madeira medindo 750 metros no interior da floresta.

Para quem preferir, foi inaugurado também o centro de visitação ambiental construído e equipado com recursos de compensação da Usina de Santo Antônio e implantado pela Unir e pela São Lucas.

Acompanhado da esposa e do filho recém-nascido, o pescador Maiko Kurt esteve na inauguração dizendo ser “importante um local assim, preservado e que desperte a consciência sobre o respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida, principalmente quanto ao futuro”.

Fonte: Comdecom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização