Siga
Foto: Arquivos Prefeitura de Porto Velho

Cidade

TRANSPORTE COLETIVO – Prefeitura faz mudanças em linhas de ônibus para melhorar serviço

Estudo realizado pela Semtran mostrou deficiência e linha de ônibus que será excluída

A partir do dia 25 de abril a linha de ônibus Ulisses via João Paulo II deixará de ser operada pelo SIM, consórcio que tem a concessão da exploração do sistema de transportes urbanos em Porto Velho. Essa é uma das mudanças, já confirmadas pela prefeitura e que serão implantadas pela Semtran (Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte).

A medida, apoiada em um levantamento feito pela secretaria, está entre as ações que serão implementadas pelo prefeito dr Hildon Chaves, para melhorar o sistema público de transporte de passageiros. A pedido do prefeito, novos estudos serão realizados para amparar as decisões futuras da administração municipal no setor.

No estudo realizado pela Semtran, foi constatado que a exclusão da Linha Ulisses via JP II não traria nenhum prejuízo aos usuários do serviço. Foi verificado que o trajeto percorrido pelos ônibus da linha é muito extenso — o percurso é de 50,16 Km — e, para completar o “balão”, os coletivos levam 2h25min, sendo que a frequência entre balões é de 2h30min e são feitos seis balões ao dia. Balão é percurso feito pelo coletivo no deslocamento do bairro ao Centro e do Centro ao bairro.

“Percebemos, com esse estudo, que todas as linhas de ônibus passam pelo Centro, no ponto do Ferroviário, na Sete de Setembro. Partindo deste ponto, verificou-se que há sete linhas com itinerário passando pelo Hospital João Paulo II. Desta forma os usuários da linha Ulisses via JP II, podem ir até o centro para pegar outro veículo que vai ao João Paulo II”, explicou Uálace Cardoso, gerente da Divisão de Estudo e Planejamento de Transportes da Semtran.

LEIA TAMBÉM:

Ele também afirmou que esse baldeamento (troca de ônibus) pode ser feito no centro, com o passageiro pagando apenas uma passagem com o sistema de integração, considerando a regra de sentido ida com volta. “Nesse caso, o usuário pega o ônibus no bairro, no sentido ida, e no centro, no ponto do Ferroviário, pega o ônibus com destino ao Hospital João Paulo II, no sentido volta”, explicou.

No sentido ida, o diagnóstico mostra que são várias as possibilidades de integração, de quantitativo de veículos e de “balões”, considerando-se ainda que a espera no centro é em média de 5 minutos a 10 minutos. São no total 24 coletivos que podem ser utilizados e que atendem as linhas Cidade Nova A (4 ônibus), Cohab ((9), Grande Circular B (4), Guaporé via JP II (1), Interbairros 040 (3), Novo Horizonte via Campos Sales (1) e Novo Horizonte via Trevo (2).

“No retorno, é possível realizar a integração da mesma forma, considerando a regra de sentido ida com volta, pois o passageiro pega o ônibus no Hospital João Paulo II no sentido ida, e no centro (ponto do Ferroviário) pega o ônibus para o bairro, no sentido volta”, adiantou o gerente da Divisão de Estudo e Planejamento de Transportes da Semtran.

Outra mudança, essa já em operacionalização a partir de terça-feira (12), diz respeito a linha Bairro Novo. Foi adicionado mais um veículo à linha. Os moradores do conjunto habitacional passam agora a ser atendidos por dois coletivos (antes era um) que passarão a fazer 21 balões por dia e com frequência média entre carros 45 minutos.

Na linha Campus Unir, que atende os acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e os moradores da Vila Princesa, na BR 364, eram três veículos que faziam 49 Balões por dia com frequência entre os coletivos de 20 minutos. Agora são quatro veículos que farão 56 Balões por dia com frequência de 15 minutos entre carros, nos horários de maior fluxo de passageiros.

Fonte: Comdecom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização