Siga
História da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ganha exposição na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho
Foto: Maximus Vargas

Cultura

História da Estrada de Ferro Madeira Mamoré ganha exposição na Casa da Cultura Ivan Marrocos

Para quem mora em Porto Velho ou está de passagem na cidade e quer conhecer o surgimento da capital de Rondônia, poderá visitar a partir das 19h, do dia 5 (segunda-feira), a coleção de quadros sobre a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que de origem à cidade.

A coleção conta com 20 quadros e ficará exposta na Casa da Cultura Ivan Marrocos. A origem de exposição “Trilhos do Tempo”, que acabara de passar pelo estado de Mato Grosso, durou cerca de quatro anos para ser finalizada.

O artista plástico Amaury Dantas pintou os quadros com imagens do fotógrafo oficial da construtura, Dana Merril, disponibilizadas pelo escritor do livro “A Ferrovia do Diabo”, Manuel Rodrigues Ferreira.

“Durou 4 anos, pois quando tive o contato com as imagens vi que elas eram em preto e branco e tive que fazer o trabalho de pesquisa para saber quais as cores usavam na época”, diz Amaury. De acordo com o artista, na época tiveram vários povos aqui no estado, como asiáticos, barbadianos e povo Hindu como poderá se ver em um dos quadros.

Com apoio dos governos de Rondônia e de Mato Grosso, e as prefeituras de Mirassol D’Oeste e de Porto Velho e curadoria de Margot Paiva, os quadros levam a história passo a passo que vão desde o primeiro contato que os construtores da ferrovia tiveram com o povo da Vila Teotônio.

Com entrada gratuita, os quadros além de dar asas a imaginação, também fortalece o conhecimento histórico.

Fonte: Secom. Texto: Maximus Vargas

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização