Siga
PERTENCIMENTO Projeto resgata valor histórico de bairro tradicional

Cultura

PERTENCIMENTO – Projeto resgata valor histórico de bairro tradicional

Iniciativa de moradores é oportunidade para comunidade conhecer um pouco da história do bairro que se mescla com a da capital

Fortalecer e valorizar a cultura local, este é o objetivo do projeto O Triângulo Renasce que acontece neste sábado (06), às 16 horas na rua Rio Machado, km 01 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Artistas, pensadores, historiadores e comunidade em geral se farão presentes neste ato inicial de reconhecimento da importância do mais antigo bairro da capital.

Atualmente esquecido pelo poder público e marginalizado pela sociedade, o bairro Triangulo é refúgio de bandidos e de usuário de drogas que perambulam na zona de baixo meretrício convivendo em uma tênue linha com trabalhadores e pais e mães de famílias tradicionais.

Surgido em meados da década de 50 do século passado, recebeu este nome devido a linha férrea que existia na área e fazia uma triangulação para retorno das máquinas maiores e mais pesadas como a de número 15 e 16. Para as maquinas menores e mais leves havia um triangulo dentro do complexo ferroviário.

Foi no bairro Triângulo que organizada pelo ferroviário Joventino Ferreira Filho se originou uma quadrilha junina com o nome “Flor do Maracujá”, hoje umas das mais importantes manifestações culturais de nosso Estado.

É pensando justamente nesta riqueza e diversidade cultural que permeia a história do local e junto ao um pôr do sol mirabolante que moradores, com o auxílio do vereador Professor Aleks Palitot lançam “este projeto que é um verdadeiro resgate de nossa cultura”, ressalta o vereador e historiador.

Durante o tempo de duração da festividade estão previstas atrações como a Aula Barco com o professor Aleks Palitot, intervenções culturais com os historiadores Mário Sávio e Rita Clara, o memorialistas Anísio Gorayeb e apresentações musicais de MPB e ritmos regionais com os músicos Danilo, Eduardo barros, Dudu e Aldenice.

PERTENCIMENTO Projeto resgata valor histórico de bairro tradicional1

SERVIÇO

O QUE: Projeto o Triangulo Renasce

QUANDO: Sábado (06) das 16hs às 21hs

ONDE: Rua Estrada de Ferro Madeira Mamoré, KM 01 da EFMM – Bairro Triângulo

CONTATO: Romeu Noé – Assessoria de Imprensa (99360-9381/3222-9829)

Fonte: Alekspalitot.com.br

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização