Siga
Maurão de Carvalho promove encontro de dirigentes das EFA's com secretário de Educação

Educação

Maurão de Carvalho promove encontro de dirigentes das EFA’s com secretário de Educação

Em pauta, a liberação de recursos para manutenção e custeio das seis unidades das Escolas Família Agrícola…

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), a pedido dos vereadores de Cacoal, promoveu o encontro do secretário estadual de Educação (Seduc), Valdo Alves, com o presidente da Associação das Escolas Família Agrícolas de Rondônia (Aefaro), Rivelino Freitas, além de representantes de cinco das seis EFA’s que funcionam em Rondônia.

Em pauta, a discussão da Portaria Interministerial nº 8, do Ministério da Educação, editada no final do ano passado, que define o repasse financeiro para as Escolas Família Agrícola. A portaria estabeleceu valores per capita, por aluno, para o exercício de 2017. Para Rondônia, ficou definido um custo anual por cada estudante em R$ 4.617,92.

No encontro, os dirigentes de EFA’s relataram as dificuldades em manutenção e custeio das unidades e pediram celeridade na liberação dos recursos por parte da Seduc. Após uma discussão inicial, ficou definida a liberação dos valores em três parcelas.

“Ficaremos assim: agora em julho, pagamos o equivalente aos três primeiros meses; em setembro a segunda parte e em dezembro, finalizamos com a última parcela”, anunciou Valdo. A ideia inicial da Seduc era fazer o repasse em duas parcelas, mas dirigentes das unidades pediram a alteração no cronograma de desembolso da secretaria.

Maurão agradeceu ao secretário, que estava acompanhado de sua equipe técnica, em atender ao pleito das EFA’s. “Estamos com isso contribuindo para que os jovens, que hoje estão nas unidades, tenham a garantia de seus estudos e possam continuar sonhando com uma profissão, ligada ao campo. Isso que é o mais importante”, disse o deputado.

Os vereadores de Cacoal, Paulinho do Cinema (PP), presidente da Câmara, Zebim Brizon (PMDB), Corazinho (PV), Jabá Moreira (PRP), Claudinei Castelinho (PSB), Wilson Tim (PRB) e Professor Nilton (SD) participaram da reunião, que contou ainda com a presença dos diretores das EFA’s Itapirema, em Ji-Paraná, Gleiciele Santos; de Vale do Paraíso, José Reinaldo dos Santos; da Chico Mendes, em Novo Horizonte, Deonildo José Serraglio; de Jaru, Juscimar Telek e de Cacoal, Maria José Pinto da Silva.

Reformas e ampliações

Maurão aproveitou para reafirmar, junto com o secretário da Seduc, que recursos para obras de reformas e de ampliação das unidades das Escolas Família Agrícolas, que hoje atendem cerca de 750 alunos, serão assegurados no orçamento de 2018. As EFA’s funcionam em Ji-Paraná, Jaru, Novo Horizonte, São Francisco do Guaporé, Cacoal e Vale do Paraíso.

Fonte: ALE/RO - DECOM - Eranildo Costa Luna. Foto: Marisvaldo José

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização