Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Cidade

Porto Velho, além da educação escolar: Mobilidade Urbana para Educar

Porto Velho precisa ir além da educação escolar (Clique Aqui), para se construir uma relação positiva entre sociedade e patrimônio é necessário que a população, uma vez conhecedora do seu patrimônio tenha acesso a este, por isso a precisão de investir em mobilidade urbana, para que os conhecedores possam a qualquer momento rever, mostrar e ensinar para novas pessoas sua história e identidade cultural.

Como se faz isso?

Por exemplo com mobilidade urbana, que pode ser de diversas formas, mas aqui vamos trabalhar com a mais comuns em cidades urbanas como Porto Velho. Assim a melhor forma de acessar a cidade é através do transporte coletivo, o famoso busão.

Entraves na Capital

Mobilidade Urbana para Educar

Porém há alguns entraves na capital rondoniense, tais como:

  1. A pequena frota de veículos de transporte público coletivos,
  2. O que acarreta no tempo de espera prolongado;
  3. Não integração entre bairros;
  4. Modelo de rotas bairros centro, centro bairros;
  5. Preço da passagem;

Cada um desses fatores desenvolvera impactos diferentes na mobilidade urbana, mas cada uma vai dificultar o acesso a cidade em sua integralidade e assim dificultando a formação da identidade portovelhense geral.

A pequena frota de veículos de transporte público coletivo, resulta em seu impacto matemático, pois como há poucos ônibus menor será o acesso aos destinos escolhidos, pelos usuários.

Também, gerando o tempo de espera prolongado, que é a extensão do primeiro, mas devido o tempo ser tão demorado em média de 45 minutos a uma hora, o usuário desiste de ir ao seu destino optando em ficar em seu lugar de origem.

Assim gera o próximo problema, a não integração entre portovelhenses de todos os cantos da cidade, por exemplo se torna quase impossível utilizar apenas um ônibus, para sair da cidade do lobo e ir para o bairro castanheira ambos na Sul.

Porque? isto ocorre, devido o modelo convergente divergente, ou seja, todos os ônibus saem dos bairros para o cetro (convergente), e depois saem do centro para os bairros divergentes.

Além das dificuldades elencadas, ainda temos a passagem de 3,00 reais, que impossibilita diversas pessoas de realizarem passeios, pois o transporte público corroí parte do orçamento doméstico, ai você fica na escolha, entre alimentos ou cultura, claro que a necessidade alimentar vencerá.

Mitigando o Problema através da Mobilidade urbana

Este problema pode ser mitigado a partir de algumas mudanças, tais com:

  1. Aumentar a frota de ônibus de transporte coletivo, pois este é o problema gênese de todos os outros, claro isso seria ótimo, pois resolveria o tempo de espera e em conjunto com outras atitudes podem surtir efeitos mais positivos;
  2. Como criar um centro de interligação bairro-bairro e bairro centro, o que mitigaria os efeitos de engarrafamento no centro da cidade;
  3. Outra seria meia passagem para todos, nos domingos, pois há uma diminuição no numero dos usuários de ônibus, e é um dia de folga, para muitos trabalhadores e para estudantes, assim estimulando nesse dia os conhecedores passear e acessar seu patrimônio histórico, cultural e natural.

Deste modo se estimula a economia, cria-se o acesso à cultura, ao lazer e a sociabilidade desenvolvendo uma identidade cultural no portovelhense das diversas zonas que pode se ver conversar e se identificar.

O Caso Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Onde minimamente pode-se observar isso, no complexo Estrada de Ferro Madeira Mamoré, pois lá é um dos poucos lugares em Porto Velho, onde há acesso de ônibus das diversas zonas da cidade ao complexo e também se ensina nas escolas.

Diferentes de outros espaços como o parque circuito e parque ecológico, que pode até se ensinar na escola, porém seus acessos são escassos, criando o conhecimento na melhor das hipóteses teórico, faltando o acesso para conseguir a pratica e o desenvolvimento do amor ao lugar e o reconhecimento desses nossos espaços, dessas nossas raízes, da nossa identidade cultural, gerando o sentimento de nos precisamos cuidar.

Conheça as rotas de ônibus de Porto Velho

Rotas de ônibus de Porto Velho - Mobilidade Urbana para Educar

Rotas de ônibus de Porto Velho – Mobilidade Urbana para Educar

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Cidade