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Só a Educação forma um Povo


Cultura

Só a Educação forma um Povo: Para o desenvolvimento e formação da Identidade Portovelhense

No último texto “O JEITO É INVESTIR NO POVO: DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE PATRIMÔNIO E SOCIEDADE”, indicamos duas variáveis, para criar uma relação positiva entre a sociedade Portovelhense e o patrimônio histórico, cultural e natural, foram: educação e acessibilidade, através da mobilidade urbana. Primeiro vamos focar no tema educação, pois só a educação forma um povo.

Para conseguir atingir este objetivo, de formar um povo, é necessário a construção da relação positiva entre a história, o patrimônio e sociedade atual, isto é possível desde que se desenvolva na educação básica este espírito.

Assim, criar uma legislação e políticas públicas municipais, para que haja aulas práticas em campo de: ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, onde a fonte do aprendizado, seja através do próprio patrimônio histórico, cultural e natural é uma necessidade, para o desenvolvimento e formação da identidade Portovelhense.

Locais onde isto é possível em Porto Velho:

1. IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

O JEITO É INVESTIR NO POVO: DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE PATRIMÔNIO E SOCIEDADE

Igreja de Santo Antonio, no KM 7 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Ensino: História, da ocupação colonial no vale do Rio madeira;

Ensino: Geografia, os usos da bacia hidrográfica para expansão do território colonial brasileiro;

2. Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Estrada de Ferro Madeora Mamaré

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Ensino: História, o ciclo da borracha;

Ensino: Ciência Política, relações econômicas e políticas internacionais entre Brasil, Bolívia e Estados Unidos da América;

Ensino: Física, a máquina a vapor;

Ensino: Biologia, protozoários (o caso da malária);

Ensino: Química, o uso do quinino;

Ensino: Literatura, as obras e romances produzidos a partir da Estrada de Ferro Madeira Mamoré;

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O JEITO É INVESTIR NO POVO: DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE PATRIMÔNIO E SOCIEDADE
[VÍDEO] PORTO VELHO, PORTAL DA SELVA AOS ANDES

3. PARQUE CIRCUITO

DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE PATRIMÔNIO E SOCIEDADE

Parque circuito

Ensino: Sociologia, o ciclo da borracha e as relações de trabalhos e cotidiano nos seringais;

Ensino: Biologia, sistemas florestais e seringais;

Ensino: Química, o processo vulcanização do látex;

4. MEMORIAL DE CULTURA INDÍGENA OU MUSEU MARECHAL RONDON

O JEITO É INVESTIR NO POVO: DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE PATRIMÔNIO E SOCIEDADE

Centro de Cultura Indígenas ou Museu Marechal Rondon.

Ensino: Antropologia, as relações entre povos indígenas e o Estado Brasileiro;

Ensino: Geografia, a integração do noroeste brasileiro, através das linhas telegráficas;

Ensino: Física, as linhas telegráficas e o estudo das ondas;

5. USINA HIDROELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO

Ensino: História, História contemporânea Programa de Aceleração do Crescimento PAC;

Ensino: Sociologia, a política econômica e energética brasileira, para a Amazônia; e impactos sociais as migrações;

Ensino: Geografia, o crescimento urbano desordenado acarretado pelo PAC; e a mudança da paisagem;

Ensino: Biologia, impactos ambientais a ictiofauna do Rio madeira;

Ensino: Física, conversão de energia mecânica em energia elétrica;

6. PARQUE ECOLÓGICO

DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE PATRIMÔNIO E SOCIEDADE

Parque ecológico

Ensino: Biologia, o bioma amazônico flora, fauna e o sistema ecológico;

SÓ A EDUCAÇÃO FORMA UM POVO

Com o ensino básico diretamente ligado ao patrimônio começa a se construir uma relação positiva entre sociedade e patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico.

Isto possibilitará à sociedade entender, por que Porto Velho é na beira do Rio Madeira, por que há um trem no centro da cidade, entre outras coisas que só a educação faz, através do processo de ensino aprendizagem.

Se não tiver ninguém, para fazer este projeto de lei, nos do portovelhando.com doamos a redação de um pré-projeto.

Se Portovelhou nesta forma de educação e acha que é possível, curta, comente e compartilhe.


Pré-Projeto de Lei Municipal História Viva

Programa Municipal História Viva

A ser implantado na rede municipal de ensino de Porto Velho.

São objetivos do Programa:

I – possibilitar acesso dos alunos ao acervo histórico, cultural, artístico, natural e turístico do Município:

II – promover a valorização do patrimônio histórico, turístico, paisagístico e ambiental;

III – garantia de democratização das informações culturais, artísticas, turísticas e históricas;

IV – desenvolver nos alunos uma compreensão integrada do conhecimento cultural, histórico, artístico e ambiental;

IV – estimular e fortalecer a consciência crítica sobre a problemática ambiental, cultural e social;

V- incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico.

O Programa Educativo História Viva consiste na realização de visitas monitoradas dos alunos da rede municipal de ensino aos parques, praças, ruas, bairros históricos, por exemplo, o bairro Triângulo, monumentos, museus, teatros, bibliotecas e universidades.

Caberá à Secretaria Municipal de Educação preparar roteiros de visitas, por região, bem como escala de participação das escolas no Projeto, de forma que todas as escolas possam participar do programa.

As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Fonte:  Portovelhando.com.

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