Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Esporte

Aberta a sexta edição dos Jogos Internos do Instituto Federal de Rondônia

A 6ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO) tiveram início na noite de segunda-feira (3). Pela terceira vez, Porto Velho é o município sede dos jogos, contando neste ano com a participação de 570 atletas das delegações dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Vilhena, Porto Velho Calama e Zona Norte.

Os estudantes competem durante cinco dias nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia, natação e xadrez.

Na abertura, houve apresentação musical “Um passeio pelos ritmos” do Núcleo Experimental de Dança do Campus Porto Velho Calama. Na parte cívica, os alunos Rodrigo Levinski, Salomão Xavier e Érika Alves conduziram as bandeiras, com regência dos hinos Nacional Brasileiro e do estado de Rondônia apresentados pela Banda da Ala 6 da Aeronáutica.

Representando os demais participantes, fez o juramento em nome dos atletas Carine Beatriz Algaranho (equipe de futsal do Campus Porto Velho Zona Norte). Antes do início da cerimônia, ela afirmou esperar “que nos jogos todos se respeitem, sejam amigos, e que mesmo sendo de campi diferentes, que todos possam jogar com responsabilidade e haja respeito entre todos”. Também fez o juramento, representando todos os árbitros deste JIFRO, Flávio da Silva Albuquerque, que atua na modalidade de atletismo.

A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, comentou sobre a expectativa em torno do evento de abertura: “Este ano contamos com mais de 550 alunos nas competições coletivas e individuais. Acreditamos no esporte como uma maneira de cumprir a nossa missão de formação integral do nosso aluno. Além de tudo isso, é uma maneira de integrar as equipes e os alunos dos campi. Acima de tudo, muito mais que uma simples competição, motiva e integra, e os alunos-atletas nos surpreendem, porque se superam a cada dia. Nós esperamos alcançar bons resultados aqui para poderem ir para a regional e, posteriormente, para a nacional e quem sabe trazer medalhas, representar bem o nosso estado”. Os Jogos da Região Norte (JIFEN) deverão ocorrer no final de agosto e os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) em outubro, em Minas Gerais.

O auge da cerimônia foi a entrada da tocha com o fogo simbólico do espírito esportivo, e houve revezamento entre atletas. Na Grécia antiga, o fogo sagrado era mantido durante os jogos no altar de Zeus. Na era moderna, a tocha foi reintroduzida a partir dos jogos de Berlim, em 1936, com a prática de transportar a chama acesa da cidade de Olímpia até o local das competições. No IFRO, o ritual é mantido para os próximos jogos estabelecendo assim um elo entre os campi. E é sempre com esse intuito que o Instituto Federal reúne alunos e servidores para socializar e estimular o espírito fraternal através da prática de esportes.

Os Jogos Internos do IFRO encerram na sexta-feira, 07, após a entrega de todas as condecorações e a realização de uma festa de despedida com tema hippie.

Fonte: Assessoria

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Esporte