Siga
Após três anos com Luis Enrique, Barcelona anuncia Ernesto Valverde como seu treinador
Foto: Reprodução/Twitter @FCBarcelona_es

Esporte

Após três anos com Luis Enrique, Barcelona anuncia Ernesto Valverde como seu treinador

Clube catalão oficializa contratação de ex-técnico do Athletic Bilbao para a vaga deixada por Luis Enrique. Valverde tem 53 anos e foi jogador do Barça no fim da década de 1980

Após três anos com Luis Enrique, o Barcelona tem um novo treinador: Ernesto Valverde. O clube catalão fez o anúncio oficial nesta segunda-feira de que acertou com o espanhol um contrato de duas temporadas, com opção de mais uma. A apresentação será na próxima quinta. Valverde tem 53 anos, comandou o Athletic Bilbao nas últimas quatro temporadas e fez um bom trabalho, sempre classificando o time para competições europeias. Ele se encaixa na filosofia do Barça, pois se caracteriza por priorizar o toque de bola e foi jogador do clube no passado – entre 1988 e 1990 -, o que era um pré-requisito para a diretoria na busca por um novo comandante.

Na coletiva na qual anunciou a contratação de Valverde, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, fez questão de apontar as qualidades do novo treinador.

– Valverde tem capacidade, critério, conhecimento e experiência. É um amante do futebol base e tem um estilo como o do Barça. Tem capacidade de trabalho e é um apaixonado pelo uso da tecnologia nos treinos e partidas – afirmou Bartomeu.

O nome de Valverde já vinha sendo comentado na imprensa há algum tempo, e as conversas avançaram bastante nas últimas semanas, tanto que sua saída do Athletic já havia sido acertada antes mesmo da atual temporada terminar. Venceu a concorrência de Juan Carlos Unzué, auxiliar de Luis Enrique, que teve problemas com o grupo e acabou assinando com o Celta de Vigo. A expectativa interna é de que ele recoloque o Barça no topo do futebol, após duas eliminações seguidas nas quartas de final da Liga dos Campeões (para Atlético de Madrid e Juventus) e a perda do último Campeonato Espanhol para o rival Real Madrid.

Além do Barcelona, Ernesto Valverde atuou por Alavés, Sestao, Espanyol, Mallorca e Athletic Bilbao na época de jogador, entre 1983 e 1997. Mas o destaque maior veio como treinador. Começou no próprio Athletic em 2003, depois passou por Espanyol, Olympiacos, Villarreal e Valencia, antes de retornar ao time do País Basco.

Título sobre o Barça com direito a 4 a 0

Após três anos com Luis Enrique, Barcelona anuncia Ernesto Valverde como seu treinador

De 2008 para cá Valverde emplacou uma sequência de bons resultados como técnico. Em três temporadas com o Olympiacos (2008/09, retornando para 2010/11 e 2011/12), foi tricampeão do Campeonato Grego e conquistou duas vezes a Copa da Grécia. No Valencia em 2012/13, terminou o Espanhol em quinto e classificou a equipe para a Liga Europa.

Pelo Athletic Bilbao, em 2013/14 levou o time à Liga dos Campeões com o quarto lugar no nacional, e nas três temporadas seguintes conseguiu a vaga na Liga Europa (sétimo, quinto e sétimo, respectivamente), além de ter conquistado um título: o da Supercopa da Espanha em 2015 contra o próprio Barcelona. Na ida em Bilbao, show e grande vitória por 4 a 0; na volta, no Camp Nou, empate por 1 a 1 – vale lembrar que o clube disputou o troféu porque o Barça havia conquistado naquele ano tanto o Espanhol quanto a Copa do Rei, da qual o Athletic foi vice.

Luis Enrique: grande início, final decadente

Luis Enrique, por sua vez, já havia garantido que quer descansar por algum tempo antes de pensar em ouvir propostas. Em três anos, ele disputou 13 troféus com o Barcelona e conquistou nove: uma Champions, um Mundial de Clubes, dois Campeonatos Espanhóis, três Copas do Rei, uma Supercopa da Europa e uma Supercopa da Espanha. A melhor temporada foi a primeira, quando ganhou a tríplice coroa (Champions, Espanhol e Copa).

No geral, o aproveitamento de títulos foi bom: 69%. Mas a última temporada foi a pior dele à frente do clube, tendo vencido apenas a Copa do Rei e fracassado na Champions e no Espanhol. Além disso, sempre manteve uma relação difícil com a imprensa, o que piorou nos últimos meses. E o time não vinha se apresentando bem contra os grandes adversários.

A partir de agora o Barça viverá uma nova era. A era de Ernesto Valverde.

Fonte: Globo Esporte

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização