Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil
Final do Pernambucano estreia auxílio de árbitro de vídeo no Brasil


Esporte

Final do Pernambucano estreia auxílio de árbitro de vídeo no Brasil

Definição foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol; árbitro de vídeo só poderá interferir em situações capitais durante a partida entre Sport e Salgueiro

A primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, entre Sport e Salgueiro, entrará para a história do futebol brasileiro. Isso porque, o duelo que está marcado para as 16h deste domingo, na Ilha do Retiro, fará o inédito uso do árbitro de vídeo. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol, por meio do site oficial da entidade.

O projeto brasileiro vem sendo desenvolvido há um ano com apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). No entanto, o árbitro de vídeo não poderá interferir em todas as dúvidas que possam surgir durante os 90 minutos. A ideia é que sejam analisados apenas os lances mais graves, como dúvidas em lances de gol, penalidade máxima, cartões vermelhos e erros na identificação dos atletas punidos.

A iniciativa foi aprovada pelo presidente do Sport, Arnaldo Barros. De acordo com o dirigente, a tendência é que o espetáculo fique mais dinâmico.

– O Sport apoia toda e qualquer medida que sirva para melhorar a lisura do jogo. Nós temos um histórico de sermos muito mais prejudicados do que auxiliados pela arbitragem. Não queremos ajuda, nós queremos que o espetáculo fique mais transparente. Então, o Sport apoia integralmente qualquer ação que ajude o esporte.
Embora também tenha aprovado a ideia de árbitro de vídeo, o presidente do Salgueiro, José Guilherme, ressaltou que os clubes com menor poder aquisitivo terão dificuldades para custear a operação, caso a medida seja adotada em todos os jogos da temporada.

– Claro que a gente gosta de ideia, pois nos ajuda dentro de campo. Quanto mais recursos, menos erros. Porém, as federações terão que custear isso. É praticamente inviável realizar futebol no interior e tenho certeza de que isso não é um problema apenas de Pernambuco.

Então, se isso for se adotado em todos os jogos, as federações terão que custear. Realizar um jogo de futebol, para nós, que não temos tanto investimento, é algo muito complicado e mais esse custo tornará praticamente inviável.

Final do Pernambucano estreia auxílio de árbitro de vídeo no Brasil

Árbitro de vídeo terá acesso a imagens da partida para intervir em alguns lances (Foto: Divulgação/CBF)

O sistema de aplicação do árbitro de vídeo seguirá o protocolo aprovado pela Associação Internacional de Futebol IFAB. A entidade está orientando os testes com árbitro de vídeo em 13 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Qatar, República Tcheca e Turquia. A FIFA também está testando a tecnologia para o uso na Copa do Mundo Rússia 2018.

– Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso – afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud, ao site da CBF.

Fonte: Globo Esporte

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Esporte