Siga
Mais 900 atletas abrem a etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares
Pira Olímpica é um dos símbolos dos Jogos

Esporte

Mais 900 atletas abrem a etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares

Com cerimônia oficial a ser realizada às 19h30 no ginásio Jorge Teixeira, inicia nesta sexta-feira (30), a etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em Vilhena. A competição envolve 982 alunos-atletas de 32 escolas públicas e privadas instaladas em sete cidades do Sul de Rondônia. O Joer segue até quarta-feira (5) com jogos e provas pela manhã e a tarde.

Após o credenciamento, as delegações de Chupinguaia, Cabixi, Corumbiara, Colorado do Oeste, Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste se instalaram em duas escolas estaduais. Nos mesmos locais os atletas, técnicos e coordenadores farão as refeições diárias e contarão com transporte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos deslocamentos às praças esportivas.

A etapa do Cone Sul do Joer em Vilhena reúne as modalidades individuais de judô, karatê, ciclismo, atletismo, xadrez, tênis de mesa, natação e vôlei de praia. Futebol, futsal, vôlei e handebol integram as competições coletivas. Os atletas da ginástica rítmica, badminton e taekwondo tiveram classificação direta para etapa estadual após passar pela fase municipal e não obter adversários na regional que inicia hoje. As partidas do basquete ainda não foram definidas.

As categorias infantil e juvenil masculino e feminino realizam as provas e partidas em 10 locais. A programação do Joer em Vilhena consta, ainda, da realização do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), evento que ocorrerá na noite do dia 4 de julho, na escola Álvares Azevedo, com apresentações artísticas de música, fotografia, dança, dentre outras.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A programação dos organizadores é que às 18h30 os alunos-atletas se concentram no ginásio Jorge Teixeira para o início da cerimônia de abertura. A solenidade cumprirá o protocolo cerimonial de eventos esportivos com composição de mesa de honra, desfile das delegações, execução de hinos, apresentação artística e o acendimento da pira olímpica.

“Às 19h será dado início ao evento com a formação da mesa de autoridades. Em seguida teremos apresentação artística, um mix de dança e ginástica rítmica”, antecipa um dos coordenadores da etapa regional Cone Sul, o professor Evandro Marcos de Oliveira.

Ao final da solenidade oficial, está programada uma partida de futsal masculino juvenil. “Valendo pelos Jogos Escolares, se confrontam o time da escola José de Anchieta e o da escola Shirlei Ceruti”, informa Evandro Marcos. Em 2016, o José de Anchieta foi o campeão regional do Joer. A etapa regional Cone Sul é classificatória para as etapas estaduais Infantil (12 a 14 anos, em Ji-Paraná) e Juvenil (15 a 17 anos, em Porto Velho).

Os Jogos Escolares é uma realização da Seduc por meio da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), que tem o objetivo de incentivar os estudantes à prática desportiva estimulando o surgimento de novos talentos do esporte de alto rendimento. “O esporte escolar é essencial na formação física e do caráter do estudante”, diz o professor Ítalo Aguiar, o gerente da Gefece.

Fonte: Secom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização