Search
Close this search box.
Publicidade

Comissão de Justiça discute PEC que altera redação da Constituição do Estado

Comissão de Justiça discute PEC que altera redação da Constituição do Estado
Foto: ALE/RO
Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação discutiu, nesta terça-feira (25) a respeito do Projeto de Emenda Constitucional de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN) que acrescenta e altera alguns dispositivos na constituição do Estado.

Segundo a justificativa do parlamentar, o objetivo da PEC visa imprimir a simetria constitucional em relação à escolha dos seguintes cargos: Procurador Geral chefe do Ministério Público e o Defensor Geral, chefe da Defensoria Pública. “Seria apenas uma forma melhor de o Poder Legislativo fiscalizar e ter uma maior opinião em cima da escolha desses cargos, que são de extrema importância. Nós estaríamos encaixando a Constituição do Estado com a Constituição Federal”, afirmou o deputado durante a reunião da Comissão.

Publicidade

De acordo com o documento, seria acrescido um parágrafo único ao artigo 85º da Constituição Estadual versando que “os desembargadores serão nomeados pelo governador do Estado, entre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta da Assembleia Legislativa”. Segundo Boabaid, o texto estaria, dessa forma, em melhor concordância com a Constituição Federal.

O deputado Léo Moraes (PTB), relator da PEC, afirmou que a decisão deve ser apurada e discutida da melhor forma para que sejam esclarecidas as justificativas do projeto. “Devemos discutir com mais afinco e com as demais autoridades que ficam envolvidas nessa alteração, para que não haja nenhuma falha na decisão”, ressaltou Moraes.

Fonte: ALE/RO
Combate Clean Anúncie no JH Notícias