Search
Close this search box.

Deputado Jesuíno se surpreende ao visitar a mais nova escola militarizada de Porto Velho – VÍDEO

Deputado Jesuíno se surpreende ao visitar a mais nova escola militarizada de Porto Velho - VÍDEO

Na última quarta-feira (02), o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) esteve visitando a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manaus, localizada na Rua Salgado Filho, Bairro Roque. Militarizada há poucos dias, a unidade de ensino já está apresentando grandes avanços e aparece como uma resposta à crescente violência no ambiente estudantil, seja contra professores, servidores ou entre os próprios alunos, além de relatos de tráfico de drogas.

O diretor da unidade, Capitão BM Rocha, relatou ao parlamentar que o índice de criminalidade e vandalismo na Escola Manaus era muito grande, mas reconhece que a culpa não é da direção e/ou professores. ”A antiga diretora da Escola Manaus disse ter chorado e por várias vezes ter pensado em desistir, pois os vândalos quebravam o muro e roubavam tudo que era de valor” comentou o Capitão Rocha.

A ação dos criminosos era tão absurda que os funcionários retiravam todas as lâmpadas externas diariamente, pois se elas ficassem expostas durante a noite acabariam sendo furtadas. Devido as salas estarem sendo destruídas aos poucos, a sala dos professores passou a servir como espécie de depósito para itens de maior valor, e com isso os trabalhadores acabaram ficando sem o local onde descansavam e se reuniam.  Atualmente a Escola Manaus está com 523 alunos e este número está crescendo dia após dia. O diretor afirmou que no primeiro dia em que a instituição passou a funcionar de forma militarizada foram realizadas 15 (quinze) transferências de alunos).

Quanto à adequação dos alunos ao modelo de escola militar, o diretor relatou que a grande maioria dos estudantes já está frequentando as aulas usando camiseta branca, calça jeans e sapato. Uma horta será reativada, onde serão plantados alimentos que serão utilizados na preparação das refeições que são servidas aos estudantes da manhã, tarde e noite. A presença de policiais e bombeiros militares está acontecendo 24 horas por dia, garantindo segurança tanto aos alunos, quanto ao patrimônio. “Sabendo que tem polícia aqui dentro, os criminosos não entram. Antes eles furtavam até os itens que eram usados para a preparação da merenda. Os alunos lanchavam e voltavam para as salas, pois o aliciamento por parte de traficantes era muito comum” comentou o diretor.

O deputado Jesuíno relatou que tem muito interesse em ajudar no crescimento da educação no Estado de Rondônia, declarando total apoio à militarização das escolas. Lembrou ainda sobre a viagem que fez até a cidade de Manaus, no Amazonas, onde pôde ver de perto a realidade de uma escola militar exemplar. “Em apenas um ano os alunos tiveram grande melhoria, bem como o ensino na escola” comentou Boabaid. Do outro lado, o diretor afirmou: “estou fazendo isso de coração, pois gosto e acredito numa educação de qualidade seguindo as doutrinas militares”.

O tão comentado ponto quando se fala em escola militarizada é a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Rocha afirmou que na Escola Manaus, 26 alunos cursam o modo de aprendizado, divididos em sete salas, onde as aulas acontecem no período noturno.

“Aqui na Escola Manaus não tem preferência de vagas para filhos de militares, qualquer aluno poderá estudar conosco. Os moradores da região que tiverem interesse em matricular seus filhos aqui (na Escola Manaus) terão preferência, em caso de disputa por vaga” finalizou o Capitão BM Rocha.

Jesuíno Boabaid por sua vez, pediu para que o diretor elabore projetos o quanto antes e faça levantamentos das necessidades da escola. “Vim conhecer a Escola Manaus e fiquei feliz com os planos do novo diretor. Já declarei meu apoio e aguardo encaminhamento de projetos para que possamos alavancar com a escola militar, que trata grandes melhorias à educação” concluiu.

Fonte: Assessoria

Combate Clean Anúncie no JH Notícias