Search
Close this search box.
Publicidade

Odebrecht deu dinheiro a índios, policiais e sindicalistas por obras em RO, diz delator

Henrique Valadares é um dos ex-executivos que fecharam acordo de delação. Segundo ele, repasses serviam para sindicalistas não apoiarem greves, e policiais, para garantirem segurança nas obras.
Odebrecht deu dinheiro a índios, policiais e sindicalistas por obras em RO, diz delator
Foto: Estadão
Publicidade

O ex-executivo da Odebrecht Henrique Valadares afirmou em depoimento que, além de políticos de Rondônia, sindicalistas, policiais e índios do estado também receberam pagamentos da construtora para evitar problemas nas obras das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau. Ele não especificou, contudo, os valores transferidos.

O depoimento de Valadares foi prestado ao Ministério Público no acordo de delação no âmbito da Operação Lava Jato.

Publicidade

As declarações do delator serviram como base para o Supremo Tribunal Federal autorizar a abertura de inquérito para investigar repasses da Odebrecht a políticos de Rondônia.

VEJA TAMBÉM:

Câmara amplia prazo para conclusão de CPI que investiga três vereadores

Deputado Jesuíno propõe audiência para discutir enfrentamento contra drogas

Senador Raupp nega acusações de delatores da Odebrecht

Os pagamentos

De acordo com Henrique Valadares, sindicalistas de Rondônia “cobravam pedágios mensais” à Odebrecht para “não apoiarem greves, atos de violência, esse tipo de coisa.”

O delator explicou, ainda, que os repasses a policiais de Rondônia serviam para pagá-los por “bicos” que eles faziam ao “dar proteção nos canteiros de obras das hidrelétricas“.

Valadares afirmou, também, que caciques de tribos indígenas da região também receberam dinheiro. O delator não explicou os motivos para esses repasses.

Fonte: G1
Combate Clean Anúncie no JH Notícias