Search
Close this search box.

OPINIÃO E POLÍTICA – De olho na eleição, PSDB vai atrás de deputados e vereadores – Por João Paulo Prudêncio

João Paulo Prudêncio é jornalista, profissional da área de jornalismo eletrônico há dez anos, autor de matérias de grande repercussão e vencedor do Grande Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do estado de Rondônia em 2014.

Finalmente

O Ministério Público Federal saiu em defesa dos tradicionais moradores do bairro Triângulo, em Porto Velho, comunidade que mais sofreu com os impactos ambientais e sociais antes, durante e depois à construção da usina de Santo Antônio. Em paceria com o MInistério Público Estadual, foi movido uma ação civil pública solicitando que sejam tomadas imediatas medidas para impedir que a comunidade do Triângulo desapareça.

Destruição

O bairro Triângulo foi exposto aos mais diferentes problemas desde o inicio da obra, alagamento, desbarrancamento, tremor de terra, além da separação de diversas famílias que moravam juntas e acabaram sendo expulsas pela sedimentação das áreas próximas às turbinas. Em muitos casos apenas o proprietário era realocado, muitos deles idosos que em sua maioria resistiram até o último centímetro de terra desmoronada para abandonar seus lares.

Responsabilidade

Atualmente ainda resta um pequeno grupo de pessoas que mora na região e briga na justiça pelos seus devidos direitos, combativa, a associação de moradores do bairro prometem lutar contra o Consórcio Santo Antônio até que eles assumam a responsabilidade pela destruição do bairro onde nasceu a cidade de Porto Velho.

Polícia Penal

A Proposta de Emenda à Constituição nº 14/2016, que equipara a profissão dos agentes prisionais ao de polícia já foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve passar pela análise dos senadores para sua homologação. A aprovação da emenda é considerada uma vitória para a categoria que há vários anos vem brigando por esse reconhecimento.

Periculosidade

O fato é que após a explosão da guerra entre membros de facções criminosas, a atividade de agente penitenciário no Brasil se tornou uma das mais perigosas do mundo, não bastasse a convivência com criminosos de alta periculosidade, os agentes precisam lidar com estruturadas organizações do crime, colocando suas vidas em risco, fato que vem aumentando consideravelmente o numero de agentes com problemas psicológicos e transtornos mentais.

Forças Armadas

Nesta quinta-feira (14) uma comissão no Senado debateu sobre a proposta de lei solicitando que soldados das Forças Armadas sejam responsabilizados na justiça comum por mortes ocorridas durante missões. A proposta surgiu após a constante convocação do Exército em operações de segurança pública em diversas cidades do país, de acordo com o projeto se um policial está sujeito a responder na justiça comum por uma morte, nada mais justo que um soldado das Forças Armadas também faça o mesmo.

Porém

Diferente da atividade policial, um soldado das Forças Armadas está á serviço da nação em um sentido mais amplo, de defesa, de proteção, não é a toa que utilizam armas de grosso calibre, pois estão preparados para matar, se preciso for, em nome do país. A aprovação da lei serviria para acuar os soldados e limitar as ações das tropas no país, principalmente dentro dos presídios, onde são constantemente solicitados.

Tucanos

O PSDB continua realizando o levantamento de possíveis nomes que possam comprar as fileiras do partido, já foram procurados o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e o vereador da capital, Marcelo Cruz. Após o sucesso do último pleito municipal em Rondônia, o PSDB vem sonhando com o palácio Getúlio Vargas e uma boa bancada na ALE/RO. Mas tudo dependerá de como a imagem da legenda sairá após as denuncias de corrupção envolvendo as lideranças nacionais, e claro, o apoio ao presidente Michel Temer (PMDB).

De saída

Com medo de ser envolver nas denuncias que surgem de todos os lados contra as lideranças peemedebistas, o governador Confúcio Moura deve migrar para o PSB ainda esse mês. Tudo aponta para que Confúcio apoie o seu vice, Daniel Pereira na corrida ao governo. Uma vaga no Tribuna de Contas do Estado também é cogitada para Daniel.

A Coluna

João Paulo Prudêncio é jornalista, profissional da área de jornalismo eletrônico há dez anos, autor de matérias de grande repercussão e vencedor do Grande Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do estado de Rondônia em 2014. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias