Search
Close this search box.

RESPEITO – Luta do deputado Jesuíno Boabaid é exemplo para praças de todo o país

RESPEITO - Luta do deputado Jesuíno Boabaid é exemplo para praças de todo o país

Nesta semana, o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN), participou do Encontro Nacional das Entidades Representativas dos Praças, realizado em Santa Catarina, o evento já está em sua décima terceira edição e reúne as maiores lideranças do país na defesa dos direitos dos policiais militares.

Referência nacional, o deputado Jesuíno debateu sobre importantes tematicas envolvendo o trabalho dos praças militares e contou da sua trajetória de luta, que para muitos presentes no local, serve como um exemplo de entrega à causa e muita coragem para ter enfrentado o sistema de frente na luta da categoria.

Segundo o presidente da Associação dos Praças do estado de São Paulo, Almir Armelin, a história de luta de Jesuíno em Rondônia tornou-se um símbolo da forma como as entidades representativas dos praças em todo país devem agir, um modelo de trabalho em prol dos soldados da Polícia e Bombeiro Militar e seus familiares.

“Jesuíno é um dos grandes defensores dos praças em nosso país, foi uma honra conhecer sua história e fomentar parcerias que seguirão entre os estados de São Paulo e Rondônia”, disse o presidente da ASPRA/SP, que ainda gravou um vídeo apresentando Jesuíno aos praças paulistas, estiveram presentes os representantes jurídicos da ASPRA/SP, Wanderei Alves, Raul Marcolino, e, Renilton.

Liderança na defesa dos praças, Sargento Galesco, representante da diretoria da ASPRA/SP, também se manifestou sobre o deputado Jesuíno, alegando que durante o evento, ocorrido entre os dias 08 à 10 de novembro, ele foi um importante personagem, mostrando pontos de análise interesentantes e apresentando propostas de atuação em defesa dos praças, que serão otimizadas em outras regiões do país.

“É um orgulho para nós praças ter uma pessoa tão humilde como essa, dando aulas de democracia e direito, um direito que é dos praças e muitas veses não são contemplados na mairoia dos estados brasileiros”, afirmou o Sargento Galesco.


Para o deputado Jesuíno Boabaid, esse reconhecimento é fruto de uma luta que começou ainda na época que ele ingressava às fileiras dos soldados da Polícia Militar do estado de Rondônia, porém, afirmou aos seus colegas que ainda à muito a se fazer e por isso é importante essa conexão entre os praças do país inteiro.

“Se estivermos unidos em uma única pauta de atuação, mantendo as fileiras informadas e trabalhando de forma empenhada, com certeza conseguiremos chegar a devida valorização que os soldados militares merecem em nosso país. Para isso, devemos manter nossa atuação dentro dos parlamentos, pois esse é a única forma de dialogar paritariamente com o poder público que na maioria das vezes é opressar contra os soldados”, falou Jesuíno Bobaid.

Atualmente na cadeira de deputado estadual pelo PMN, Jesuíno Boabaid se tornou o maior personagem de luta dos soldados na história da policia do estado de Rondônia, encabeçou greves que se reverteram em diversos beneficios para os PM’s rondonienses, como auxilio fardamento e pagamento de horas extras.

Em decorrência da luta contra grupos políticos poderosos, Jesuíno chegou a ser preso e perder sua farda, injustiça corrigida anos depois com seu retorno às fileiras da PM/RO.

Junto com amigos soldados, apoiadores e sua esposa, a vereadora Ada Dantas (PMN), criou a ASSFAPOM, a mais importante associação dos praças e familiares da Polícia e Bombeiro Militar no estado, que atualmente representa milhares de praças no ambito juridico e social.

Enquanto parlamentar, Jesuíno encampou diversas lutas em defesa dos soldados da PM/RO, entre elas, o aumento das vagas nos cursos de promoção, a vitória mais recente foi a inclusão de 123 soldados para o curso de cabo, sancionada pelo governador após uma intensa intervenção do parlamentar.

Sempre incisivo em suas atitudes e discursos, Jesuíno segue em um mandato participativo e produtivo, foi o primeiro deputado a abolir o ponto facultativo de seu gabinete e segue vigilante à frente da Comissão de Segurança Pública. Confira vídeo:

Fonte: Jornal Rondonia
Combate Clean Anúncie no JH Notícias