Search
Close this search box.

Sessão solene para homenagear escolas estaduais de Porto Velho

Sessão solene para homenagear escolas estaduais de Porto Velho
Foto: Assessoria

As escolas estaduais de ensino fundamental e médio 21 de Abril, Brasília, João Bento da Costa e Risoleta Neves, de Porto Velho, foram homenageadas durante sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa.

A solenidade foi proposta pelo deputado Aélcio da TV (PP), que apresentou à Mesa Diretora da Assembleia requerimento para entrega de voto de louvor às instituições de ensino.

De início, Aélcio da TV agradeceu a presença de todos os diretores, vice-diretores e alunos das escolas presentes, dos vereadores Luan da TV (PP) e Cristiane Lopes (PP), do deputado Ribamar Araújo (PR) e demais participantes.

O parlamentar ressaltou que o principal objetivo da sua propositura é enaltecer, reconhecer e homenagear a história das principais escolas públicas estaduais de Porto Velho.

O deputado destacou os 20 anos da escola João Bento da Costa e exaltou a instituição ao afirmar que, apesar de nova, já é referência na capital em razão dos altos índices de aprovação e pelos excelentes resultados no Enem.

Sobre a Escola 21 de abril, o Aélcio parabenizou pelos 40 anos da instituição e disse que ela se tornou tradicional no ensino público, assim como a Escola Risoleta Neves, a qual o deputado destacou e parabenizou pelos 30 anos e por ter se tornado uma referência na Zona Leste da capital, no bairro Tancredo Neves.

A Escola Brasília, segundo o deputado, completou 40 anos em 5 de agosto de 2016, mas não recebeu as merecidas homenagens em 2016, em razão de ter passado por uma extensa e demorada reforma estrutural.

Apesar de algumas dificuldades durante as obras, o deputado ressaltou que a Escola Brasília “voltou para casa fazendo mais história, sendo a primeira instituição de ensino a se adequar ao sistema de ensino integral”, frisou.

“Me orgulho muito de poder estar aqui nesta tarde linda, com essa galeria lotada de alunos e servidores das escolas que hoje homenageamos por suas histórias ao longo de tantos anos, responsáveis pela formação de muita gente que contribuiu com o crescimento da nossa cidade, do nosso Estado”, declarou Aélcio.

Das quatro instituições, três foram contempladas com emendas individuais de autoria de Aélcio da TV, que confirmou que a Escola Brasília, ainda não atendida, mas que também será beneficiada com recursos de emenda do parlamentar.

Em seguida, números musicais foram apresentados por alunos e professores, que emocionaram o público. Um vídeo com imagens da Escola Brasília antes e depois das reformas também foi transmitido durante a solenidade.

Após as apresentações, Aélcio disse que em relação às suas ações em prol das escolas públicas, ele disse considerar ser pouco, “pois ainda há muito o que se fazer e por muitas outras instituições”, expressou ele.

A diretora da Escola Risoleta Neves, Glaucia Soares Proença Fonseca, agradeceu o apoio do deputado em favor das escolas, em especial a emenda de autoria do parlamentar destinada à compra de aparelhos de centrais de ar instaladas nas salas de aula da instituição.

Clarina Carneiro de Moraes, diretora da Escola Brasília, ressaltou que ensino não se faz apenas com gestor, mas sim de forma coletiva, com parceiros que acreditam na educação, nos jovens que poderão mudar o País. Segundo ela, a escola tem a responsabilidade de formar jovens autônomos, solidários e independentes.

A diretora destacou que “o prédio antigo se foi, mas que a passagem de todos que contribuíram com a história da Escola Brasília jamais será esquecida”. Ela agradeceu Aélcio da TV pela homenagem e também aos deputados Ribamar Araújo e Léo Moraes (PTB), ambos autores de emendas que trouxeram benefícios para a escola.

Representando a Escola 21 de Abril, a diretora Carla Suzete Barba Chaves disse que a instituição se sentiu honrada pela homenagem do deputado, e em nome da comunidade escolar agradeceu Aélcio da TV por proporcionar as instituições a trazer um pouco das suas histórias ao Legislativo.

O diretor da Escola João Bento da Costa, Francisco Lopes, agradeceu o deputado pelo voto de louvor. Ele disse que a instituição é uma referência, graças ao exemplo, esforço e empenho de pessoas dispostas a fazer diferente e capazes de mudar a sociedade para melhor, e a quem o diretor dedicou a homenagem.

Chiquinho, como é conhecido na comunidade escolar, ressaltou que a João Bento é responsável por colocar cerca de 450 alunos em universidades de todo o País. Segundo ele, o sucesso da instituição de ensino é resultados das pessoas que a ela se dedicam.

A vereadora Cristiane Lopes, representando a Câmara Municipal, parabenizou a iniciativa do deputado Aélcio, a quem se referiu como “o deputado da educação, por ter a essência de um verdadeiro professor que ensina com suas experiências, sua humildade, seu caráter e amor pelo que faz”.

Cristiane parabenizou todas as escolas, seus representantes e alunos pela justa homenagem e lembrou ter sido aluna da Escola João Bento da Costa.

A coordenadora regional de Educação, Iranir Oliveira, representando a Seduc, agradeceu o parlamentar pela sua dedicação às escolas estaduais e parabenizou as instituições pelos aniversários completados. “Agradeço muito as ações e os trabalhos desenvolvidos por todas as comunidades escolares hoje aqui homenageadas. Com certeza, isso tem feito uma grande e positiva diferença na educação pública”, ressaltou.

O deputado Ribamar Araújo cumprimentou a todos, parabenizou o colega Aélcio da TV pela sensibilidade que o parlamentar tem em relação à educação. “Acima de tudo, pelo valor que você dá à bandeira da Educação. Sempre afirmou que nós só podemos fazer a transformação do País e trilhar o caminho do desenvolvimento se tivermos bons resultados na educação”, declarou Ribamar Araújo.

Por sua vez, Aélcio da TV, agradeceu Ribamar Araújo pelas palavras e disse que o colega sempre foi referência de ética e compromisso. Ao concluir a solenidade, o deputado agradeceu a presença de todos os diretores, professores, alunos e demais participantes, para em seguida fazer a entrega dos certificados individuais de voto de louvor e encerrar as homenagens.

Fonte: ALE/RO
Combate Clean Anúncie no JH Notícias