Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil
Decreto governamental expande Colégio Militar Tiradentes para mais três municípios rondonienses
Fotos: Colégio Tiradentes

Educação

Decreto governamental expande Colégio Militar Tiradentes para mais três municípios rondonienses

Reconhecido como uma experiência de sucesso na educação rondoniense o modelo da Escola Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) ganhou nessa segunda-feira (22) um importante reforço com a decisão do governador Confúcio Moura de criar, por transformação, três novas unidades para atender aos estudantes dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, com padrão, metodologia, disciplina e regimento interno similares. Foi também na gestão Confúcio Moura, em 2014, que houve a expansão do colégio para o distrito de Jacy-Paraná, região de Porto Velho.

Por meio do Decreto nº 21.968, de 22 de maio de 2017, foram transformadas em militares as Escolas Estaduais Francisco Alves Mendes Filho, de Ariquemes; Zilda da Frota Uchôa, de Vilhena; e Júlio Guerra, de Ji-Paraná, que terão prazo de até 60 dias para adaptarem suas estruturas organizacionais, administrativas e educacionais ao modelo do Colégio Tiradentes de Porto Velho, e serem repassadas pela Secretaria da Educação (Seduc) para a gestão do Comando Geral da PM.

De acordo com o decreto, a Seduc e o Comando Geral da Polícia Militar, observando o prazo estipulado, adotarão o conjunto de medidas necessárias ao pleno funcionamento das novas escolas nos termos em que foram criadas. Assim, essas unidades serão instaladas sob o comando e direção de oficiais da PM da ativa, com estrutura orgânica condizente com as escolas de rede pública estadual, regimento interno próprio e projeto político-pedagógico diferenciado, baseado no modelo paramilitar.

De acordo com a tenente Érika Josiane Ossuci, diretora do CTPM de Jacy-Paraná e uma das principais colaboradoras do processo de implantação das novas unidades de ensino, a determinação do governador Confúcio Moura é que as novas escolas sejam implantadas o mais rápido possível. O novo colégio militar de Ariquemes, por exemplo, entrará em funcionamento ainda neste semestre, e as demais têm previsão de iniciar suas atividades no segundo semestre com toda estrutura em funcionamento, sob orientação e supervisão do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Araújo.

COLÉGIO TIRADENTES

Tendo como princípios basilares a ordem e a disciplina, conforme explica o coronel Souza Lima, diretor do Colégio Tiradentes de Porto Velho, a escola se transformou no mais importante modelo de ensino aplicado na escola pública em Rondônia, com os melhores resultados e destaque nas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde desponta em primeiro lugar entre as escolas públicas.

Segundo ele, o desempenho dos alunos do colégio militar é resultado da metodologia aplicada e de uma série de medidas práticas e estratégias de ensino específicas, que incluem aulas aos sábados, aplicação de simulados de preparação para o Enem para as turmas do terceiro ano (Projeto Terceirão), que objetivam não apenas preparar os alunos para entrar em boas universidades, mas também formar homens competitivos para o mercado de trabalho e também para a carreira militar, para os que tiverem vocação.

Com uma concorrência considerada altíssima na forma de ingressar, as duas unidades existentes em Rondônia têm uma clientela estudantil atual de 2.373 alunos matriculados, sendo 1.560 na unidade de Porto Velho, sob a direção do tenente coronel Souza Lima; e 813 na unidade de Jacy-Paraná, comandada pela tenente Érika Ossuci, que a pedido do governador Confúcio Moura também está desenvolvendo importantes ações rumo à transformação dessas três escolas em militares.

Fonte: JH Notícias

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Educação