Siga

Rondônia

Emeron avança em processo de informatização de sua biblioteca

Software de gerenciamento está em testes

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) avançou mais uma etapa do processo de informatização de sua biblioteca, com a apresentação do Sistema Integrado de Bibliotecas – Pergamum, ferramenta informatizada de gerenciamento de dados, recentemente adquirida pela Escola.

A apresentação ficou a cargo do bibliotecário da Emeron, Celson Íris da Silva, que passou por treinamento de duas semanas na sede da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), instituição responsável pelo desenvolvimento do sistema. Celson apresentou aos colegas os recursos disponíveis no software, especialmente os dois módulos que serão prontamente utilizados pela Emeron: biblioteca e gestão de documentos acadêmicos.

O módulo biblioteca já está em fase experimental com o cadastramento das obras e ajustes funcionais. Quando entrar em funcionamento, o que deve ocorrer nas próximas semanas, os usuários poderão consultar todo o acervo da Emeron, composto por mais de 7 mil títulos disponíveis dentre livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, CD-Rom’s e DVD’S. Também poderão fazer reservas, pedidos de cópias de artigos científicos disponíveis em outras bibliotecas e renovação de empréstimos totalmente online.
O segundo módulo, de gestão de documentos acadêmicos, atenderá à Divisão de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) com a vinculação de documentos como frequências, certificados e certidões aos planos de ensino dos cursos, facilitando o gerenciamento dessas informações. Além da melhoria no atendimento, a gestão documental é ponto importante para a avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) quanto ao reconhecimento da Escola enquanto instituição de ensino.

Pergamum

O sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, visando facilitar a gestão dos centros de informação e melhorar a rotina diária com o acervo e seus usuários. Aproximadamente 8.000 bibliotecas em todo o Brasil utilizam o software de forma totalmente integrada.

Com a aquisição, a Emeron iniciará o processo de informatização de sua biblioteca, resultando em uma melhor gestão do acervo em diversos aspectos, desde a compra de obras até os empréstimos. Dentre os processos que podem ser realizados pela ferramenta estão a catalogação (registro de informações sobre um determinado documento), que poderá ser feita pela importação de catalogação já feita por outro centro de informação, o gerenciamento digital do acervo, tanto pela biblioteca quanto pelos usuários, e a ligação das bibliografias dos planos de ensino das ações formativas realizadas pela Emeron com o acervo cadastrado.

Fonte: TJ/RO com informações da Emeron

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização