Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil
Fhemeron redimensiona hemocomponentes do interior para Porto Velho
Hemocomponentes serão redirecionados as unidades com maior concentração de cirurgias. Fotos: Jeferson Mota

Cidade

Fhemeron redimensiona hemocomponentes do interior para Porto Velho

Para garantir banco de sangue com melhor aproveitamento, Fhemeron redimensiona hemocomponentes do interior para Porto Velho

É na capital Porto Velho que se concentra a grande demanda de bolsas de sangue do estado, segundo a gerente técnica da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Carola Hurtado. Para garantir o abastecimento desse banco de sangue e melhor aproveitamento das doações feitas no interior, a instituição anuncia que iniciará o redimensionamento de hemocomponentes, que são os elementos do sangue: hemácias, plasma, leucócitos e plaquetas.

‘‘Desta forma vamos redirecionar os produtos onde são mais necessários, melhorando o atendimento principalmente em Porto Velho, que é onde temos o maior número de cirurgias devido os hospitais da capital atenderem a pacientes do interior’’, explicou.

Segundo ele, o redimensionamento começou pelo município de Ariquemes, que nesta semana teve toda validação de processo aprovada. “É muito importante destacar que para que este redirecionamento aconteça é feito todo um trabalho para garantir a qualidade desses hemocomponentes. Não é simplesmente coletar em Ariquemes e usar o produto em Porto Velho’’, esclareceu.

A gerente técnica disse que o processo de avaliação é para garantir a segurança de que o produto utilizado tem qualidade. ‘‘Nós verificamos se o produto coletado em Ariquemes mesmo com o transporte chegou à capital nas condições ideais para atender aos pacientes, e constamos que sim. As plaquetas de Ariquemes começam nos próximos dias a ser utilizadas em Porto Velho’’, adiantou.

A ideia é ampliar ainda mais os pontos que farão parte desse redimensionamento. ‘‘Vamos ter um polo em Ji-Paraná, que vai receber a demanda de produção de outros municípios e vai atender diretamente ao hospital de Cacoal, que é um dos hospitais de maior porte do estado’’, disse a gerente.

A iniciativa mostra o fortalecimento da Hemorrede de Rondônia em unir esforços para melhorar e ampliar os serviços no estado.

Fonte: Secom. Texto: Vanessa Moura

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Cidade