Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil
PORTO VELHO SEDIA, HOJE, ENCONTRO DOS GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL


Rondônia

Porto Velho sedia, hoje, encontro dos governadores da Amazônia Legal

Os chefes dos executivos dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Mato Grosso e Tocantins vão se encontrar em Porto Velho nessa quinta-feira (04) durante o 14° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O evento acontece durante dois dias (04 e 05) e os temas abordados pelas autoridades já foram definidos: Meio Ambiente, Segurança e Comunicação.
A ideia principal do fórum é discutir problemas comuns na região e propor políticas públicas que possam ser implementadas em conjunto para desenvolver a região.

Um dos pontos altos do fórum diz respeito à criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, uma espécie de gabinete integrado que reunirá meios para cooperação em diversas áreas. A proposta para a criação foi apresentada em janeiro deste ano, durante a 13ª edição do Fórum, realizada em Macapá (AP).

Na área do Meio Ambiente, as autoridades na companhia de seus secretários vão discutir estratégias para o fortalecimento dos organismos públicos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de compartilhamento de tecnologias e informações do programa do governo federal, a política de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal e outros.

Já na Segurança Pública, Secretários e governadores devem definir políticas públicas prioritárias, fontes de recursos e estratégias para a redução da criminalidade na Amazônia a partir dos acordos fechados com o governo federal. Durante o Fórum, os estados devem buscar o apoio do Ministério da Justiça para reforçar a segurança nas áreas de fronteira, combater o crime organizado e fortalecer a atuação de suas equipes de inteligência.

Por fim, na área da Comunicação, os Secretários da pasta em todos os estados se articulam para a criação do Fórum de Secretarias de Comunicação da Amazônia Legal. O mecanismo pode facilitar a atuação em momentos de crise e uniformizar procedimentos. A comunicação deve ser discutida de maneira ampla, com todas as suas vertentes. Redes sociais, convergência, comunicação pública e novas tecnologias também vão nortear os debates.

Ao final do fórum será redigida a Carta de Porto Velho, que conterá os compromissos firmados pelos participantes. O governador, Confúcio Moura (PMDB), será o anfitrião do fórum.

Fonte: Newsrondonia

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Rondônia