Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil
Setur e Fiero debatem o turismo e garantem apoio à feira estadual


Rondônia

Setur e Fiero debatem o turismo e garantem apoio à feira estadual

O superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, pediu audiência na última quarta-feira (17), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, para buscar parceria na realização da 1ª Feira da Indústria e do Turismo de Rondônia, promovida pelo Governo do Estado.

Durante a reunião, o superintendente estadual de turismo Júlio Olivar destacou que a feira terá o intuito de valorizar a cadeia produtiva do turismo, incluindo a indústria, os meios de hospedagem, gastronomia, transportes, serviços, entre outros segmentos interligados, oportunizando que os próprios rondonienses conheçam Rondônia, além de movimentar diretamente a economia do estado.

O objetivo é mostrar à capital o que Rondônia produz de qualidade, desde a pesca esportiva – indústria do turismo – e a produção em escala de áreas como polo moveleiro, indústria têxtil, tintas, baterias, bicicletas, cerâmicas, indústria náutica, cases de sucesso ne franquias genuinamente rondonienses.  “Queremos promover o turismo de negócios, criar um intercâmbio entre interior-capital e envolver mais a iniciativa privada na atividade turística”, enfatizou Júlio Olivar.

Tomando ciência do que é o turismo, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, percebeu que Rondônia tem grande potencial e concordou que há necessidade de mais engajamento e apoio ao setor turístico estadual. Thomé sabe, por exemplo, que a pesca esportiva é o maior indutor do turismo convencional, dividindo espaço com o turismo de negócios que é o que mais atrai forenses ao estado.

Falando especificamente sobre a Fitur, iniciativa do Governo, Marcelo Thomé garantiu apoio para a realização da feira e as ações que possam contribuir com o desenvolvimento econômico do estado. Olivar propôs a ele a assinatura de um termo de cooperação técnica para a promoção do evento.

Setur e Fiero debatem o turismo e garantem apoio à feira estadual

Aproveitando a estada na Fiero, Júlio Olivar enfatizou que é preciso preparar o estado para o receptivo turístico e que a promoção dos destinos também necessita de mais investimentos em infraestrutura e o engajamento de entes públicos e empresas público-privadas como é o caso das que compõem o Sistema S. “Não basta divulgação e nem projetos. É preciso vontade política e decisão nos encaminhamentos desta matéria”, reforçou.

CACOAL – Também presente à reunião na Fiero, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Daniela Bianchini, agradeceu apoio da Setur que há anos patrocina ações como o festival gastronômico “Cacoal Sabores” e o “Cacoal Liquida” (para promover o varejo). Ultimamente, a Setur está empenhada junto à prefeitura de Cacoal para incluir novos atrativos no Mapa Turístico Brasileiro e implementar a instituição do Conselho Municipal de Turismo.

A concretização do aeroporto Capital do Café, pela Setur, é uma das vantagens para o turismo. Segundo aeroporto mais movimentado do Estado, atende várias cidades vizinhas como Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Ministro Andreazza e São Miguel do Guaporé. Em 2016, movimentou 51.962 pessoas entre embarque e desembarque, atualmente liga Cacoal a Cuiabá com conexões para o restante do país.

Segundo o superintendente Júlio Olivar, Cacoal possui todas as ferramentas para alavancar o turismo, inclusive, em breve terá inaugurado seu shopping center e tem o maior parque aquático do estado.

Ele explica que a Setur está promovendo diversas visitas às 14 cidades-polo que compõem o mapa regional de turismo, buscando a colaboração das entidades (Associações Comerciais, Sebrae, CDL e Prefeituras com objetivando que todos entendam a importância do turismo para o estado e adiram ao mapa e às políticas de Estado para o setor.

Fonte: Setur

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Rondônia