Siga
Três quadrilhas se consagram campeãs na 36ª edição do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho

Rondônia

Três quadrilhas se consagram campeãs na 36ª edição do Arraial Flor do Maracujá

A 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho, teve seu encerramento nesse domingo (16) com diversas novidades nas apresentações para essa edição. Com competições de Rainhas e Casal de Noivos como seletiva para competições nacionais, o arraial consagrou três quadrilhas como campeãs. Mocidade Junina, Rádio Farol e A Roça é Nossa, com 420 pontos.

As quadrilhas campeãs se apresentaram com os temas “No meu jardim tem de tudo o que eu posso imaginar”,  pela Mocidade Junina; “Radio Farol 20 anos de história” e “O cangaço espetáculo no sertão”, pela A Roça é nossa. São 14 critérios de avaliação que são: originalidade e característica estruturais, animação e evolução do grupo, coreografia e evolução dos passos, organização da apresentação, criatividade, padre e sacristão, juiz e escrivão, guarda, Lampião e Maria Bonita, marcador, caçador, seringueiro, casal de velho e casal de noivos (incluindo damas e cavaleiros de honra). A pior e melhor nota são eliminadas, sendo assim empate em todos os outros pontos avaliativos.

Pela primeira vez a Mocidade Junina consegue um título dentro dos seus 11 anos de implantação. Já a Rádio Farol, possui 12 títulos que veio acumulando desde 1997, quando surgiu nas competições.  Os brincantes da A Roça é Nossa conquista seu quarto título, desde seu surgimento no arraial em 2003, mas foi fundada em 1993.

As três quadrilhas campeãs possuem cerca de 100 brincantes e levam mais de 50 pessoas nas apresentações. A Mocidade Junina procura sempre montar seus figurinos dentro do que o orçamento pode cobrir. Para essa apresentação teve mais trabalho devido um grande número de novatos na quadrilha que começou em 2006.

Nenhumas das quadrilhas possuem cantores oficiais. A banda que abrilhantam as noites de apresentação é contratada por fora das quadrilhas. Mesmo com essas despesas, as quadrilhas procuram sempre mostrar o seu melhor. Como é o caso da Rádio Farol, que buscou colocar toda sua trajetória em uma única noite. Para os brincantes da “Rádio”, seu foco maior é o estado de Rondônia como referência nacional, pois segundo seus brincantes a inspiração vem do nordeste, mas é daqui que sai a criatividade.

Sempre com inovação de passos e nos estilos da roupa, A Roça é Nossa também foi uma das campeãs de 2017. Para seu quarto título a ideia de homenagear o cangaço veio para valorizar os personagens que não são avaliados individualmente e que sempre estão presentes nas performasse do Lampião e Maria Bonita.

Para as competições em 2018, o presidente da Federação de Quadrilhas, Bois-Bumbás e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), Fernando Rocha, estuda um critério de apresentação que ainda será analisado. Deixando uma quadrilha para se apresentar no sábado e não as três campeãs. A realização do evento é da Federon, com parceria do governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

As quadrilhas, além de serem avaliadas nos 14 quesitos, devem se apresentar em tempo mínimo de 30 minutos e no máximo 50. Nas competições para quadrilhas mirins a Rádio Farol foi a grande campeã. As quadrilhas Estrela Divina e Matutos do Socialista foram rebaixadas e em 2018, Palheral (Candeias) e Tradição participarão das competições no grupo especial.

Colocação Geral

Mocidade Junina, Rádio Farol e A Roça é Nossa

Matutos do Guaporé

Juabp

Girassol das Três Marias

Rosas de Ouro

Flor da Primavera

Rosa Divina

Estrela do Norte

Nova Estação

Forte Príncipe

Matutos do Socialistas e Estrela Divina  (rebaixadas)

QUADRILHA MIRIM

Rádio Farol

A Roça é Nossa

Rosas de Ouro

Nova Estação

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização