Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Rondônia

Tribunal de Justiça de Rondônia prepara servidores para a aposentadoria

“A aposentadoria é uma nova vida. É a chegada do tempo e da idade e a convivência com os colegas de trabalho faz do Tribunal de Justiça uma espécie de segunda família, com os quais os laços foram solidificados ao longo do cotidiano de anos no ambiente do Judiciário”. A reflexão acima foi feita pela servidora Luiza Marilac, que faz parte de mais uma turma a concluir o terceiro módulo do projeto Preparando para o Amanhã (PPA), desenvolvido pela Secretaria Especial de Gestão de Pessoas do TJRO.

A servidora faz parte de um grupo de pessoas muito importantes para o Poder Judiciário, que são aqueles que trabalharam o tempo suficiente e já tem idade compatível com a aposentadoria. Essa turma é convidada para participar de módulos do PPA. Têm acumulado conhecimento, habilidades e experiência que possibilitaram o desenvolvimento da Justiça Estadual ao longo desses mais de 30 anos do TJRO.

Durante esta semana, mais um módulo do PPA foi concluído. Os encontros são realizados no auditório do Sindicado dos Servidores, parceiro da iniciativa, e reuniram cerca de 40 pessoas, em duas turmas, neste mês de junho. Eles vêm de diversas comarcas e trazem na bagagem, além dos desafios e reflexões decorrentes da aposentadoria, também experiências e conhecimentos relacionados à atividade judiciária, cujo valor é inestimável.

Segundo a assistente social, Daniele Pacher, que coordena as atividades, o projeto busca a sensibilização e reflexão sobre o novo momento da vida com a aposentadoria próxima. A mudança profissional também adquire significados para cada um. Na medida em que a programação do curso é apresentada, o participante percebe também que é portador de um conhecimento que precisa ser partilhado. Isso faz do projeto PPA uma experiência para os expectadores das palestras e oficinas, assim como também os colegas, mais recentes na casa, que se dispõem conduzir esses momentos de interação e aprendizado.

Diversos aspectos sociais, emocionais e financeiros relacionados a essa fase da vida profissional são abordados durante a formação. Trata-se de um trabalho com dimensões culturais, emocionais, de saúde e até financeiras. Consiste em ministrar encontros com os servidores que estão finalizando seu ciclo de trabalho dentro da instituição, a fim de prepará-los para essa nova fase da vida. “É um trabalho feito com cuidado e atenção”, enfatiza a secretária de Gestão de Pessoas do TJRO, Jeiele Eline Castro, uma das incentivadoras do projeto.

Cada participante requenta 4 etapas de oficinas com variados temas a fim contribuir para uma transição tranquila da vida funcional para a aposentadoria. Os servidores que nesta semana vieram a Porto Velho foram convocados pela quarta vez para as sensibilizações. Eles puderam refletir um pouco mais sobre inteligência emocional e criatividade, educação financeira, comunicação, entre outros temas.

Fonte: TJ/RO

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Rondônia