Siga

Publicidade

A Atual Sistemas é uma empresa de software e prestação de serviços de automação e gerenciamento comercial.


Rondônia

Vice-governador destaca patriotismo dos porto-velhenses nos 195 anos de independência do Brasil

Apesar dos problemas vivenciados no País a população tem mantido acesso o sentimento patriótico, que para mim não tem que ser apenas uma semana, mas todo o ano. Foi o que disse o vice-governador Daniel Pereira ao constatar um grande número de pessoas no Desfile Cívico-Militar realizado nesta quinta-feira (7), na avenida Migrantes, em Porto Velho, em homenagem aos 195 anos de independência do Brasil.

Mesmo com a forte chuva que caiu 40 minutos após a abertura, quando desfilava a tropa motorizada, o público manteve a empolgação com aplausos e gritos. O que era repetido também no camarote das autoridades. A energia foi interrompida, mas por poucos minutos, e mesmo assim o público buscou abrigo nas tendas cobertas para continuar assistindo os veículos militares que seguiam clareando a pista e emocionando com suas buzinas e sirenes.

Responsável por fazer a revista da tropa em um dos momentos, acompanhado do comandante-geral da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, tendo em vista que o governador Confúcio Moura cumpria compromissos no interior do estado, Daniel Pereira afirmou que era motivo de orgulho estar na condição de vice-governador, após 40 anos morando em Rondônia, o que revela também a simplicidade do governador Confúcio. Coube ao vice-governador também dar autorização para o início do desfile, um ato simbólico solicitado pelo coronel Marcelo Gonçalves Vilela, chefe do Estado-Maior da 17ª Brigada.

Questionado pela imprensa sobre o atual momento de Rondônia, Daniel afirmou que o estado vive um dos momentos peculiares, pois enquanto muitos estados não conseguem honrar compromissos básicos, como o pagamento do funcionalismo, Confúcio tem ido além, mantendo o pagamento dentro do mês trabalhado, inclusive aos fornecedores, e realizando obras em todos os municípios, principalmente de asfalto, promovendo a integração e o desenvolvimento econômico e social com o escoamento da produção. “Em menos de 40 anos, de território Rondônia foi transformada em estado promissor, e é hoje a síntese do Brasil”, apontou.

Daniel e o general Leal assistiram ao desfile no camarote juntamente com várias autoridades civis e militares, entre elas o comandante da Base Aérea, tenente-coronel Célio Otávio Araújo Galvão; o comandante da Capitania dos Portos, capitão de corveta Alexandre Nascimento Santos; o comandante da Polícia Militar, coronel Enedy Dias de Araújo; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Felipe Santiago Chianca Pimentel; e o prefeito da capital, Hildon Chaves.

Para o general Leal, o desfile representa uma reverência cívico-patriótica aos heróis da independência, enquanto o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Enedy Dias de Araújo considera que se trata de um sentimento de civismo e de cidadania que precisa ser constantemente fortalecido, como forma de valorizar ainda mais o País.

O desfile foi aberto pelas Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica) a Polícia Militar e Bombeiros, tendo à frente a Bailarina da Praça, que arrancou aplausos do público e autoridades com suas performances. Em seguida vieram as 14 escolas, cada uma  com temas específicos que chamaram a atenção da plateia; Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, Alunos do Projeto Forças no Esporte (ALA 6, desenvolvido pela Base Aérea), ex-combatentes do 5º Batalhão de Engenharia de Construção e a Defesa Civil, que passou pelo camarote às 20h05.

Veja galeria de fotos

O desfile de 7 de setembro encerra a Semana da Pátria aberta no último dia 1º, quando o vice-governador anunciou três projetos que têm por objetivo promover o resgate da história de Rondônia para as novas gerações, que são a reedição do Livro no Rastro dos Pioneiros, do escritor Amizael Gomes Silva; distribuição de mil exemplares da Missão Rondon, da editora do Senado; e extensão do Projeto Teixeirão.

Fonte: Secom

comentários

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Rondônia