Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Trilhando a História

Expedição Machu Picchu Objetivo 2012

Tudo na vida passa! Mas e uma viagem com amigos do tempo da escola com destino Machu Picchu!? Essa não passa nunca, ela fica guardada na lembrança e nos corações de quem viveu a intensa aventura de chegar em Machu Picchu, a grande cidade perdida dos INCAS.
Expedição Machu Pìcchu Objetivo 2012 no Peru
O Colégio Objetivo junto com o programa Trilhando a História reuniu 17 aventureiros e mochileiros em uma grande aventura com destino ao país vizinho Peru. A Expedição Machu Picchu Objetivo partiu de Porto Velho para a capital do Acre Rio Branco no dia 16 de fevereiro de 2012, a turma era formada pelo historiador Aleks Palitot e os ex alunos e convidados do Objetivo; Samantha Speroto, Vinícius dos Anjos, André Sousa, Pedro Chavaglia, Mateus Torres, Thais Eggers, Thaís Goulart, Carla Santos, Luciana Gusmão, Henrique Guimarães, Camila Patriota, Claudiana Linhares, Larissa Carvalho, Catharina, Lincoln Duarte e Thiago Cabral. A  turma da aventura chegou na fronteira do Brasil-Peru em Assis Brasil as 12 horas do dia 17 e logo encararam um grande obstáculo, a cidade peruana de Iñanpari estava totalmente inundada por uma enchente dos rios da Amazônia peruana. A grande dificuldade era atravessar para o outro lado da cidade onde ficava a imigração peruana. Com tantas dificuldades presente, os aventureiros não desistiram e imbuídos de um espírito de coragem atravessaram a cidade inundada em uma embarcação improvisada, mas cheia de jovens abnegados e determinados.
 O Grupo seguiu até Puerto Maldonado e na manhã seguinte do dia 18 de fevereiro embarcaram na aeronave da Star Peru com destino a Cusco capital do Império Inca, logo seguiram para conhecer o Vale Sagrado e localidade de Pisac, onde existem terraços para plantio do período dos Incas, aliás Cusco é um verdadeiro sítio histórico e arqueológico a céu aberto em plena Cordilheira dos Andes. Os aventureiros puderam conhecer um pouco sobre a história da civilização Inca, seus traços culturais e raízes que permanecem vivas no povo peruano.



Vale Sagrado em Pisac – Cusco – Peru



 O ponto máximo da Expedição foi com certeza a visita a Machu Picchu, cidade perdida dos Incas. Os mochileiros do Objetivo embarcaram no dia 20 em um trem panorâmico onde era possível durante o trajeto observar de quase todos os ângulos as paisagens, sítios históricos e pequenas comunidades antes de chegar em Águas Calientes, cidade base de Machu Picchu. O dia estava muito chuvoso, por isso a turma resolveu esperar embaixo no pé da montanha, para apenas a partir das 13h subir enfim até o tão esperado momento, conhecer Machu Picchu. Todos quando chegaram ao topo principal Inkipuku puderam contemplar Machu Picchu a uma altitude de 2.780 metros, o olhar da turma era de transe, todos maravilhados com a beleza do lugar, com sua história e cultura. Falando em História, foi a oportunidade ímpar para o professor Aleks Palitot que leciona no Colégio Objetivo Porto Velho à 11 anos, realizar um sonho, dar uma aula em Machu Picchu. Nada de sala de aula em quatro paredes, lá as paredes eram as nuvens e as montanhas, e o quadro branco era a cidade de Machu Picchu com todos os seus encantos. Sem sombra de dúvidas, tanto ter uma aula de história ou lecionar a mesma em Machu Picchu deve ser algo espetacular, sentir a história bem de perto, ver onde ela aconteceu e ainda acontece, ver com os seus próprios olhos, tal maravilha do mundo e sentir o quanto foi desafiador construir tal estrutura em cima da Cordilheira dos Andes. Imaginar o trabalho tamanho dos Incas para concluir aquela cidade mágica e grandiosa.


Praça Paitacuche em Águas Calientes – Peru



 


Aventureiros em Cusco no Templo do Sol



A aventura não acabou por aí, os aventureiros já estão se preparando para uma nova aventura em 2013, na Expedição Objetivo Lima-Santiago, o grupo de ex alunos do Colégio Objetivo vão conhecer a história das cidades Lima no Peru e Santiago no Chile. E você pensa que eles estão cansados da última aventura? Que nada, já estão com as mochilas prontas, no coração de cada um desses adoradores de uma boa aventura, a mochila é a sua casa e o mundo o seu novo lar.
Produção do Trilhando a História

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Trilhando a História