Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Trilhando a História

Gravações em Manaus – Linha do Tempo

Catedral Metropolitana de Manaus localiza-se na cidade de Manaus, estado do Amazonas, no Brasil.
É a igreja matriz da cidade, remontando aos missionários carmelitas que, em 1695, ergueram a primitiva Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Esta obra rústica foi reconstruída pelo então presidente da Província Manoel da Gama Lobo D’Almada, que fez ampliar as suas instalações. A nova obra, entretanto, foi destruída por um violento incêndio em 1850.
A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal; é o caso dos seis sinos de fundição portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em pedra de lioz vinda de Lisboa. As telhas vieram de Nova Rainha (hojeParintins).
Em 1862 foi criada a Diocese do Amazonas, sendo a Igreja de N. S. da Conceição elevada a Catedral e inaugurada oficialmente em 1877.
A Catedral ainda conserva, à direita de sua entrada principal um mausoléu com os restos mortais de Dom Lourenço Costa Aguiar, bispo à época de sua fundação.
A Catedral já recebeu a visita do papa João Paulo II, em 1980, quando visitou a cidade de Manaus. A cadeira que ele utilizou ao celebrar a missa campal na cidade, até hoje está guardada no museu da igreja.

O Trilhando a História vai ao ar todas as terças ao meio dia na Rede TV Rondônia, no Fala Rondônia canal 17 e em horários alternativos no canal 20 e 25.

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Trilhando a História