Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Trilhando a História

História do Colégio Maria Auxiliadora

Alunas do Colégio Maria Auxiliadora em Porto Velho Rondônia
Em 19 de março de 1930 chegaram a Porto Velho, no navio Rio Mar, as primeiras Irmãs, filhas de Maria Auxiliadora, salesianas de D. Bosco, com a dupla missão de administrar o Hospital São José e abrir uma escola. Eram elas: Ir. Carolina Rena e Ir. Elizabetta Negri, acompanhadas por um dos padres idealizadores do projeto: Dr. Antonio Peixoto. No mesmo ano, dia 4 de maio, a diminuta equipe ganhou um reforço com a chegada da Ir. Petrina Pinheiro.
Edifício do Colégio Maria Auxiliadora em 1944
Durante nove anos as Irmãs desenvolveram, além da administração do hospital, as atividades pedagógicas, como também abriram cursos de corte e costura, bordado, pintura, arte culinária e confecção de flores, o que lhes acarretavam uma imensa sobrecarga de trabalho.
Em 17 de agosto de 1939 a Madre Constanza Storti, em viagem de inspeção, constatando não haver mais possibilidade das irmãs acumularem a dupla função entre saúde e educação, tomou a iniciativa de dividir as direções. No Hospital São José, assumiu a Ir. Caterlina Capelli, e como diretora do Colégio, permaneceu a Ir. Elisa Ferreira.
Desfile de Sete de Setembro das alunas do Maria Auxiliadora
No dia 4 de janeiro de 1933 ocorreu o lançamento da pedra fundamental na mesma área onde já funcionava o colégio (nas casas de taipa), começou a se concretizar o grande sonho salesiano. As obras foram iniciadas sob a responsabilidade dos Padres João Nicoletti e Dr. Antonio Carlos Peixoto. Com três pavimentos, o prédio se destacava, comparado aos demais da cidade de Porto Velho. Aluízio Ferreira, fiscal escolar do Instituto foi um parceiro imprescindível para o sucesso da empreitada.
Aleks Palitot
Professor e Historiador

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Trilhando a História