Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Trilhando a História

A História do Palácio Presidente Vargas e o Obelisco

O Trilhando a História dessa semana gravou em frente ao Palácio do Governo do Estado de Rondônia, e depois encarou uma grande aventura em uma trilha de bike em Candeias do Jamari nas proximidades do Rio Jamari. Tudo isso para levar a todos um pouco da identidade, cultura e história de Rondônia.
Palácio do Governo do Estado de Rondônia (Presidente Vargas)
Em 13 de setembro de 1948 o Governador do Território Federal do Guaporé Joaquim Araújo Lima, lançava a pedra fundamental do futuro Palácio do Território. O engenheiro civil responsável pela obra foi José Otino de Freitas, que projetou uma edificação com linhas sóbrias e elegantes, com características eruditas. No primeiro governo de Ênio Pinheiro dos Santos Pinheiros (1953-1954) foram concluídas as obras e o Palácio foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1954, durantes as comemorações dos dez anos de instalação do Território Federal.   
Bem em frente ao Palácio na praça, temos um grande obelisco construído em 1922 pelo sertanista Alicariense da Costa, este havia trabalhado com Rondon na Linhas Telegráficas construídas em Rondônia entre os anos de 1907 à 1915. Esse monumento foi inaugurado com a finalidade de comemorar na época o centenário da Independência do Brasil. Sabemos que, existem outros obeliscos construídos em outros lugares em Rondônia com a mesma finalidade. Temos um em Santo Antônio, outro em Abunã e mais um em Vila MUrtinho. Todos em lugares as margens da Ferrovia Madeira Mamoré.

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Trilhando a História