Siga

Trilhando a História

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Aleks Palitot na máquina número 12, primeira locomotiva da Amazônia
O Museu ferroviário de Porto Velho é o resultado da luta da população pelos testemunhos da história regional, somada à sensibilidade do Governo de Rondônia. O Governador Jorge Teixeira de Oliveira atendendo ao apelo dos porto-velhenses, incumbiu-se de realizar o cadastramento do acervo restante da lendária Madeira-Mamoré visando à organização e instalação do Museu, no Galpão número 1, restaurado em 1981. Paralelamente, constituiu uma comissão composta pelo engenheiro Luís Gonzaga Ferreira, sargento João Dantas e o ferroviário Dionísio Schockness visando verificar a viabilidade da reativação do trecho compreendido entre Porto Velho e Santo Antônio.
No dia 3 de maio de 1981, a locomotiva número 12, após árduas negociações com o Cel. Carlos Alberto Quijano, Comandante do 5° BEC que se negava a entregar tão preciosa relíquia, graças ao trabalho da historiadora Yêdda Pinheiro Borzacov, foi finalmente conduzida para o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25.
Os programas ficam a disposição no site http://www.culturadonorte.blogspot.com/

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização