Siga

Trilhando a História

Trilhando a História em 2011

O Trilhando a História dessa semana vai ao Peru mais uma vez, numa séria de dez programas gravados na terra dos Incas. O primeiro programa foi gravado nos sítios históricos de Sacsaihuaman, Quenqo e Koricancha. Até o mês de maio serão programa inéditos em lugares ainda não visitados pela equipe do Trilhando a História.



Templo Koricancha



Supõe-se que Sacsaihuaman foi construída originalmente com propósitos militares para defender-se de tribos invasoras que ameaçavam o Império Inca. A construção foi iniciada pelo Inca Pachacuti, antes de 1438. Quem melhor descreve o monumento é o cronista Garcilaso de la Vega, que afirmou que sua construção durou cerca de 50 anos até o período de Wayna Qhapaq; estava concluído na época da chegada dos conquistadores.Atualmente se pode apreciar somente 20 porcento do que foi o conjunto arqueológico, já que na época colonial os espanhóis destruíram seus muros para construir casas e igrejas em Cusco.
Gravação em Sacsaihuaman com historiadores locais
Q’enqo é um dos centros cerimoniais de caráter iniciático e astronomico de alto nível. Encontra-se num promontório rochoso de pedra caliza e os sábios andinos talharam uma grande quantidade de escalões, assentos, tronos, covas, nichos cerimoniais, mesas de oferendas, canais e outros trabalhos de simbologia esotérica.Q’enqo conta com uma praça semi-circular definido por um parâmetro isométrico com 19 nichos visíveis até hoje. Próximo da grande rocha existe uma grande wanka ou pedra de referencia.
Koricancha, o Templo do Sol, um dos recantos mais sagrados para os incas, sendo testemunha da fusão ou assimilação das culturas Inca e ocidental. Seus muros de pedra finamente polida serviram como alicerce para a construção do Convento de Santo Domingo. O templo, diz a lenda, cujas suntuosas paredes estiveram recobertas por lâminas de ouro e prata, esteve dedicado ao culto do sol, albergando em ocasiões imagens do Trovão e Wiracocha, deidades trazidas de distintas regiões e múmias de governantes.
O culto no interior do templo estava restringido às mais altas personagens da época e até éle chegavam desde longe representantes das povoações não incas de todo o Imperio para render culto e tributo aos deuses do Tahuantinsuyu.
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25.

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

O tal do Espetinho

Publicidade

Aggio Climatização