Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Trilhando a História

Trilhando a História em Lima



Pirâmide de Huallamarca em Lima no Peru
A história da cidade de Lima inicia-se com sua fundação espanhola em 1535. O território formado pelos vales dos rios Rímac, Chillón e Lurín estava ocupado por assentamentos pré-incas. A cultura Maranga e a cultura Lima foram as que se estabeleceram e forjaram uma identidade nestes territórios. Durante essas épocas se construíram os santuários de Lati (atual Puruchuco) e Pachacámac. Estas culturas foram conquistadas pela Império Wari durante o apogeu de sua expansão imperial. Foi durante esta época que construiu-se o centro cerimonial de Cajamarquilla. Junto à declinação da importância Wari, as culturas locais voltaram a adquirir autonomia, destacando a cultura Chancay. Posteriormente, no século XV, estes territórios foram incorporados no Império Inca.
Desta época podemos encontrar grande variedade de huacas ao largo de toda a cidade, algumas das quais se encontram em investigação. As mais importantes ou conhecidas são as de Huallamarca, Pucllana, Mateo Salado e Pachacamac.
A Pirâmide de Huallamarca
No centro do moderno bairro de San Isidro está localizado o pequeno e importante complexo arqueológico. Tudo indica que o lugar foi um centro cerimonial da época pré-inca, usado somente por uma elite sacerdotal.
Conhecida também como Pan de Azúcar, a pirâmide de tijolos feitos a mão (Adobe) conta com uma impressionante rampa de acesso muito bem preservada que permite ao visitante chagar até seu topo.
As tumbas da Huaca Huallamarca compreendem um período que se estende do século 3 ao 15, revelando como os costumes funerários foram se transformando ao longo do tempo. Antes da chegada dos espanhóis estes templos já se encontravam abandonados, sendo utilizados como cemitérios para as culturas que sobrepujaram a cultura limenha. Boa parte do que hoje são as pirâmides símbolos de lima estavam cobertas por toneladas de areis que são carregadas pelos ventos do pacifico que sopram em direção as províncias.
Supostamente outras pirâmides podem ter existido ao longo território do que hoje é a cidade de Lima, mas como o avanço do processo de urbanização, muitas Huacas se perderam ou foram destruídas. A Huaca Huallamarca é um exemplo de sobrevivência diante do mundo moderno que a cerca.
Aleks Palitot
Professor e Historiador

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!


Deputado Jesuíno Boabaid

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Trilhando a História