Siga
Grupo KES - Curso de Formação de Bombeiro Civil


Brasil

Cais do Valongo é candidato brasileiro a Patrimônio Cultural da Humanidade

Inaugurado em 1811, cais foi o principal ponto de desembarque de escravos nas três Américas e redescoberto durante as obras para a Olimpíada do Rio

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se reúne, a partir deste domingo (2), em Cracóvia, na Polônia, para analisar uma lista de sítios candidatos a Patrimônio da Humanidade.

Cais do Valongo é candidato brasileiro a Patrimônio Cultural da Humanidade

Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Este ano, são 26 os indicados a patrimônio cultural, sete a natural e um a patrimônio mundial misto. O Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, é o candidato brasileiro a patrimônio cultural.

Inaugurado em 1811, o cais foi o principal ponto de desembarque de escravos africanos nas três Américas. Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois, durante as obras para a Olimpíada do Rio.

Debaixo da terra estavam milhares de objetos como calçados, botões feitos com ossos, colares, amuletos, anéis, pulseiras, jogos de búzios e outras peças usadas em rituais religiosos.

Preservação da memória

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cais do Valongo é um local de preservação da memória, com valor extraordinário para toda a humanidade.

Na reunião, um grupo técnico do Comitê do Patrimônio Mundial também vai avaliar o estado de conservação dos locais que estão na lista. A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, disse que os governos precisam se comprometer com a preservação.

A organização reconhece 20 patrimônios culturais e naturais no Brasil. Um deles é o conjunto de reservas do Cerrado, formado pelos parques nacionais das Emas e da Chapada dos Veadeiros, que ficam em Goiás.

A reunião do Comitê do Patrimônio Mundial termina no dia 12 de julho. A expectativa é de que no próximo fim de semana saia o resultado sobre o Cais do Valongo.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil

comentários

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Home Help Reparos e Soluções!

Publicidade

Aggio Climatização

Mais em Brasil