Siga
Prefeito ressalta importância do campo no desenvolvimento do município

Cidade

Prefeito ressalta importância do campo no desenvolvimento do município

Na solenidade dos 75 anos do Basa, prefeito dr Hildon Chaves destacou as ações da Semagric

A principal oportunidade de crescimento econômico que Porto Velho não está na área urbana, mas sim, na zona rural. Essa perspectiva de desenvolvimento do município foi defendida pelo prefeito da capital, dr Hildon Chaves, na solenidade comemorativa aos 75 anos de implantação do Banco da Amazônia (Basa). O evento foi realizado nesta sexta-feira (70) na nova sede da instituição, em Porto Velho.

Com vistas a essa perspectiva econômica, dr Hildon adiantou que a prefeitura nos últimos seis meses tem priorizado investimentos no fomento às atividades produtivas para alavancar o setor, como forma de incentivar a geração de emprego e renda no campo. Várias já foram as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) nessa área.

“Nesses seis meses de gestão a prefeitura já conseguiu escavar mais de cinquenta tanques para produção de peixe em cativeiro em pequenas propriedades rurais no entorno de Porto Velho. E vamos continuar fomentando a cadeia produtiva do peixe. Também já incluímos o peixe como cardápio da merenda escolar. Estamos ainda absorvendo mil e quinhentos quilos de peixe, mas a meta é chegar a 10 toneladas por mês”, disse.

Dr Hildon também lembrou que, quando candidato, ressaltou a importância do agronegócio e da agricultura familiar para Porto Velho, durante a campanha eleitoral do ano passado. E, desde o início de sua gestão, a Semagric tem se desdobrado para levar ao homem do campo o apoio que ele necessita para poder trabalhar sua produção não apenas de forma rentável, mas também sustentável.

“O pessoal da Semagric está trabalhando e muito. Para se ter uma ideia, finalizamos há poucos dias a aquisição de um milhão de mudas de café clonal para distribuição ainda este ano para os produtores da Ponta do Abunã e estamos trabalhando em parceria com a secretaria estadual da Agricultura para desenvolver um programa de distribuição de calcário para correção do solo. Estou convencido que o café clonal é a grande alternativa para aquela região. O café tradicional produz doze sacas por hectare, o clonal, sem irrigação, essa produção sone para mais de cinquenta sacas”, ilustrou o prefeito.

Diante dessa perspectiva econômica, o prefeito Hildon Chaves ressaltou a importância de se ter como parceira uma instituição financeira do porte do Basa, que movimenta todos os setores da economia e fortalece o desenvolvimento regional em bases sustentáveis, confirmando sua postura de agente transformador da sociedade amazônica, promovendo a melhoria da qualidade de vida do povo da região e valorizando a biodiversidade.

“O basa representa muito para quem trabalha no campo, principalmente os pequenos e médios produtores rurais da agricultura familiar com programas como o Pronaf, linha de crédito para custeio e investimento, que representa a incorporação efetiva dos agricultores familiares às políticas para o meio rural. Este crédito é importante por estimular a produção alimentos e criações dos agricultores e a diversificação rural”, destacou.

Fonte: Comdecom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Mil Contabilidade

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade