Siga
RECONHECIMENTO - Garis recebem homenagem da prefeitura por seu dia
Foto: Comdecom

Cidade

RECONHECIMENTO – Garis recebem homenagem da prefeitura por seu dia

Prefeito Hildon Chaves reconheceu a importância do trabalho realizado pelos garis

Os servidores da Subsecretaria de Serviços Básicos (Semusb) que trabalham na limpeza da cidade foram homenageados pela Prefeitura de Porto Velho nesta terça-feira, 16, pela passagem do “Dia do Gari”. Para despistar, os trabalhadores foram convocados para uma suposta reunião e foram surpreendidos com um café da manhã que teve a presença do prefeito Hildon Chaves, do chefe de Gabinete, Breno Mendes e do subsecretário da Semusb, Wallen Prestes.

No encontro, o prefeito de Porto Velho reconheceu o trabalho desenvolvido pelos garis e agradeceu o apoio que vem recebendo da categoria desde o primeiro dia do seu mandato. “A primeira ação da nossa administração foi um mutirão de limpeza e desde lá não se parou mais. Vai ser assim até o final do meu mandato. E esse é um trabalho essencial para a nossa cidade. Hoje Porto Velho está mais limpa e isso é o fruto do trabalho de vocês”, disse o prefeito.

Hildon Chaves também afirmou que, além de deixar a cidade mais limpa, o trabalho dos garis tem um outro desdobramento que é a adesão da população que hoje já começa a renovar aquele sentimento de pertencimento com relação a cidade. Isso tem feito com que a comunidade também participe fazendo a sua parte. E na somatória, todos saem ganhando porque o zelo e o co promisso com o lugar onde se mora passa ser compartilhado.

“A população de Porto Velho já percebeu que estamos construindo uma nova cidade. Uma cidade com perspectiva melhoras das que se vislumbrava até então. E quando o cidadão se identifica com o lugar em que ele vive, quando há uma relação de identidade, as possibilidades que o poder público tem de avançar nas suas ações são muito maiores porque se cria um momento propício para que essas atividades tenham ressonância positiva na população”, disse.

O encontro serviu também pra estreitar ainda mais a relação entre o prefeito e os servidores da Semusb. Desde que assumiu a prefeitura de Porto Velho, em 1º de janeiro, está já é a quarta vez que o prefeito Hildon Chaves reúne com os trabalhadores da casa. Temos um carinho especial com os nossos garis porque sabemos da importância do trabalho que elas prestam para a nossa cidade. Fazer esse reconhecimento é fazer justiça com esses trabalhadores”, frisou o prefeito.

Origem da profissão

Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas de lobo e na desinfecção de ruas. Têm seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de gari é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial. , organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis.

Fonte: Comdecom

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Mil Contabilidade

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade