Siga
SIPAM anuncia chegada de frente fria com grande intensidade nesta segunda-feira (19)
Foto: JH Notícias

Cidade

SIPAM anuncia chegada de frente fria com grande intensidade nesta segunda-feira (19)

A Divisão de Meteorologia e Climatologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia do Centro Regional de Porto Velho, que tem sua área de atuação nos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, informa a chegada de mais uma massa de ar polar em nossa região. co maior tempo de duração. As temperaturas devem baixar em todo o Sul da Amazônia. A Friagem, que será de intensidade moderada, deve atingir o Sul da Amazônia nas primeiras horas da segunda-feira 19 de junho de 2017, sendo percebida primeiramente na região do Pantanal Mato-Grossense. No decorrer da tarde a friagem atingirá o Sul e o Oeste de Rondônia e o Sul do Acre, chegando às demais regiões de Rondônia e do Acre somente no decorrer da noite do mesmo dia. Por ser de intensidade moderada, não perceberemos quedas acentuadas nos valores de temperatura. No entanto, associada ao aumento na intensidade dos ventos, a sensação térmica deixará o tempo agradável em todas regiões. Apesar do evento ter sua intensidade moderada ele perdurará por mais tempo na região, fazendo com que esse tempo agradável seja perceptível durante boa parte da próxima semana.

Sobre fenômeno atmosférico denominado “Friagem” e suas consequências nas temperaturas no Sul da Amazônia

Friagem: É a incursão da massa de ar com características polares (frias e secas) que se move do sul do continente sul-americano para o norte, chegando até ao Sul da Amazônia. É frequente entre os meses de abril e outubro, porém os mais fortes ocorrem entre junho e agosto. Antes de atingir uma determinada região a frente fria aumenta a instabilidade atmosférica no primeiro momento, fazendo com que o céu fique nublado e provocando chuvas. Também pode-se observar elevação nas temperaturas, conhecido como aquecimento pré-frontal. Uma vez o fenômeno já estabelecido e atuante na região pode-se verificar elevação na pressão atmosférica, brusca redução nas temperaturas e a mudança na direção do vento para Sul. Essas são algumas das características desse fenômeno.

Com o avanço da massa de ar pelo continente ela vai cada vez mais perdendo suas características e suas intensidades. Assim, quando a massa atinge a Região do Sul da Amazônia ela já está enfraquecida e, por conta disso, não podemos observar os valores de temperatura semelhantes aos do Sul e Sudeste do País.

Porém o que de fato é analisado é a tendência de queda das temperaturas, como estamos em uma região tropical, com temperaturas predominantemente elevadas, quando nos deparamos com tal evento de friagem podemos perceber temperaturas abaixo do que estamos acostumados, que por conta da intensidade do vento e até mesmo pela quantidade de nuvens no céu podem ser notadas temperaturas ainda mais abaixo do que o termômetro está registrando. Isto é conhecido com sensação térmica, que varia para cada indivíduo e podem ter vários fatores associados para o cálculo deste fator.

Fonte: Assessoria

Publicidade

ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Publicidade

Conveniência Liberdade em Porto Velho

Publicidade

Gurjão Santiago Kikuchi Advogados Associados

Mil Contabilidade

Publicidade

BOCA ROSA – Curso de Maquiagem PROFISSIONAL

Publicidade

3D Store - O estilo que você precisa!

Publicidade