Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Notícias de Ciência & Saúde

LUZ, CÂMERA, AÇÃO – Oficinas culturais transformam olhares no Hospital de Amor Amazônia

Postado em 29/07/2019 às 15h10min


LUZ, CÂMERA, AÇÃO – Oficinas culturais transformam olhares no Hospital de Amor Amazônia

Além de representar um lugar de cuidado e cura, o hospital também pode ser um espaço de cultura e arte. E tais ferramentas contribuem diretamente com os resultados do trabalho desenvolvido nesse e outros ambientes. Tendo em vista a importância da humanização e do pensamento crítico no ambiente hospitalar, a Usina Cultural, a ONG ImageMagica e o Hospital de Amor apresentam o projeto Novos Olhares. Além de ser desenvolvido no Hospital de Amor em Barretos/SP, a unidade de Porto Velho/RO também receberá oficinas do projeto, com o tema “cuidar”.

Luz, câmera, ação!

A fotografia será o instrumento de reflexão e compartilhamento das ideias dos participantes. Educadores da ONG ImageMagica acompanharão os profissionais de saúde para que eles tirem fotografias sobre o tema proposto junto com uma legenda para complementar a mensagem final. A saída fotográfica é muito importante para que os participantes vejam com outros olhos – e diferentes ângulos – seu ambiente de trabalho e a importância da sua função e cuidado como profissional.

Ao final das oficinas, uma exposição será feita no hospital com os produtos criados pelos participantes. Nesse momento, é possível compreender o olhar do outro sobre o mesmo ambiente e cotidiano. Os envolvidos também recebem em mãos as fotos que tiraram ou fizeram parte para levar para casa.

“Os projetos que realizamos nos hospitais são muito transformadores. É incrível você perceber que a fotografia faz a pessoa pensar e olhar diferente para a situação dela, do porquê que ela está ali”, conta Simone Araújo, coordenadora de projetos educacionais da ImageMagica.

Serviço:

Local: Hospital de Amor Amazônia

Endereço: 15, BR-364, Porto Velho/RO

Datas: 29 de julho a 02 de agosto de 2019 

Hospital de Amor Amazônia

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor registra mais de 6.000 atendimentos por dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 57 anos de história, o Hospital possui diversas unidades de tratamento e prevenção. O Hospital de Amor Amazônia já oferece, desde sua inauguração em 2017, quimioterapia, radioterapia, laboratório de análises clinicas e patologia, ala de emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, ressonância magnética, mamógrafo e aparelho para tomografia. Além disso, a entidade tem duas salas de exames e ambulatório com 13 consultórios. A unidade possui uma equipe altamente qualificada contando com duas salas cirúrgicas inteligentes que podem funcionar em caráter de treinamento, com a transmissão simultânea para diversos Centros. Também há uma infraestrutura de ponta com equipamentos audiovisuais para cirurgias minimamente invasivas.  

ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.

Por Assessoria