Search
Close this search box.
Publicidade

Professor Aleks Palitot propõe convênio com Semusa para atender alunos da rede municipal

Professor Aleks Palitot propõe convênio com Semusa para atender alunos da rede municipal
Publicidade

Buscar parcerias para o atendimento em saúde dentro das Escolas Municipais foi o objetivo da reunião realizada na tarde de sexta-feira (22), na 22ª Promotoria de Justiça – Curadoria de Educação do Ministério Público do Estado, em Porto Velho, em que participaram o Professor Aleks Palitot, o Promotor Marcelo Lima de Oliveira e a coordenadora municipal do Projeto Saúde na Escola (PSE/Semusa) Rosemira Vidal de Souza.

Em suas ações nas escolas municipais da periferia da capital o vereador vem observando casos de crianças que necessitam de atenção médica. Exames oftalmológicos e testes auditivos, procedimentos que garantiriam principalmente a qualidade no aprendizado escolar para os pequenos munícipes.

Publicidade

Este é o caso de Calebe, estudante da Escola Municipal 12 de Outubro, no bairro Mariana, Zona Leste da Capital. Com problema oftalmológico o estudante necessitava de um óculos com seis graus para a correção do problema. Em virtude da doença Calebe sofria com déficit de atenção e era comum cair ao se bater em mesas e cadeiras.

O problema já havia sido detectado pelas professoras, mas que infelizmente devido a falta de recursos não podiam fazer muito. Com a visita à escola, elas contaram o caso ao vereador que se prontificou em auxiliá-lo conseguindo o óculos com apoio de empresários.

Saúde na Escola

Com o intuito de expandir esta atenção é que o Professor Aleks Palitot solicitou também o auxílio da Promotoria de Educação para promover a parceria entre Semed e Semusa e estender esse atendimento a muitas outras crianças, contribuindo não apenas para a melhoria do aluno, mas da relação com professores, reduzindo a dificuldade de aprendizado nas series iniciais.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosemira Souza, são 36 escolas municipais já cadastradas que participam do programa e mais 25 escolas estaduais que contam com a cobertura do Programa de Prevenção e Combate a Saúde  Mental, Saúde Bucal, Saúde Visual, Nutrição e Doenças Tropicais (febre amarela, dengue e malária).

De acordo com o Promotor Marcelo Lima de Oliveira, o projeto é de grande importância para a rede de atendimento/proteção à criança, e que a execução dos programas em especial saúde auditiva e visual e deveriam começar no ensino infantil e/ou primário do ensino fundamental, fase em que é melhor diagnosticar, tratar e até mesmo prevenis.

Outro benefício segundo o Promotor é o acompanhamento do aluno, uma vez que ele permanece dentro da rede de ensino.

Fonte: Assessoria

Combate Clean Anúncie no JH Notícias