Search
Close this search box.

Conselheiros estaduais do Desporto e Lazer tomam posse e pretendem zelar pela política pública para o esporte rondoniense

Com o compromisso de zelar pelas boas ações do Governo do Estado de Rondônia no que diz respeito ao desporto, conselheiros estaduais tomaram posse na manhã de segunda-feira (10). O evento aconteceu no auditório da Escola de Governo no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O Conselho Estadual do Desporto e Lazer (Conedel) é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, diretamente vinculado à Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), que desenvolve, direciona e orienta as ações do Estado no incentivo ao esporte.

Gilberto Paulo, um dos conselheiros empossado, representou os colegas, e ressaltou o papel importante do Conedel. Ele destacou as ações que Rondônia vem desenvolvendo para o fortalecimento da política pública para o esporte. “ Devo destacar algumas ações do Governo de Rondônia, a começar pela criação dos Jogos Indígenas, a continuação dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (Jir) e o programa de apoio ao Bolsa Atleta, que vem transformando nossos desportistas em verdadeiros campeões, com um auxilio mensal do governo”.

Ao conselho compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Também é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas, acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados às atividades esportivas.

O superintendente da Sejucel e presidente da Conedel, Jobson Bandeira, destacou o comprometimento que os conselheiros, reconduzidos e os novos, devem ter com as reuniões ordinárias e extraordinárias, pois são delas que saem as deliberações para o desporto rondoniense. “Nós temos a missão de elevar a qualidade do esporte em Rondônia, e é através de nossas deliberações que garantimos aos atletas e cidadãos o pleno direito ao acesso. Rondônia tem atletas e federações brilhantes e, agora, nós devemos acompanhar os avanços. Tenho certeza que os senhores não estão aqui por obra do acaso, sei que estão aqui porque são competentes”. enfatizou.

Também esteve presente na posse dos conselheiros o secretário da Segurança e Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Hélio Cisneiros Pachá.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias