Siga

Polícia

Advogadas repudiam insinuação de machismo de Secretário de Comunicação

              
Advogadas repudiam insinuação de machismo de Secretário de Comunicação

O secretário de comunicação da Prefeitura de Vilhena, Esteban Vera, se dirigiu à imprensa hoje para criticar o vereador Rafael Maziero, que exigiu providências da prefeita Rosani Donadon (Leia aqui) quanto ao crime de conduzir veículo embriagado cometido pelo secretário de obras Josué Donadon (Leia aqui).

Em sua réplica, Esteban afirma que Maziero “atacou a prefeita com comentário machista ao chamá-la de vulgar” e mandou o vereador “voltar para a escola”, pois não saberia interpretar textos. A frase a qual Esteban se refere foi dita em entrevista ao site.

Observando a situação, as advogadas Dra. Vera Lúcia Paixão, conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO), e Dra. Aisla de Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas em Rondônia (Abracrim-RO), emitiram nota de repúdio nesta tarde à acusação de Esteban Vera, evidenciando que, na entrevista, o vereador lamenta a “forma vulgar” como a prefeita se dirigiu a ele, ao acusar Maziero, através de sua assessoria, de “politiqueiro”, “hipócrita”, “desleal”, “sorrateiro”, invejoso, ciumento e desejoso do “mal”. (Leia aqui)

Dessa forma, as advogadas garantem que o texto não tem conotação machista. Pelo contrário, denunciam que a distorção do texto promovida pelo secretário apenas visa usar a “figura da mulher brasileira e sua luta pela igualdade (…) com a finalidade de polemizar um embate político, desmoralizar pessoas, e desviar o foco da discussão”.

Leia abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

As advogadas subscritoras, Dra. Vera Lúcia Paixão, Conselheira Estadual da OAB Rondônia, e Dra. Aisla de Carvalho, Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas em Rondônia (ABRACRIM/RO), vêm a público manifestar indignação e repúdio às declarações do Sr. Esteban Vera, Secretário Municipal de Comunicação, veiculadas pelo site de notícias Extra de Rondônia, em matéria publicada neste dia de 12 de março de 2018.

Em seu embate público com os Vereadores Rafael Maziero e Ronildo Macedo, o Secretário Municipal de Comunicação acusa o Vereador Rafael Maziero de fazer comentários machistas contra a Prefeita Rosani Donadon na Semana Internacional da Mulher. O comentário teria sido feito pelo Vereador em entrevista publicada pelo site de notícias Folha do Sul Online no dia 9 de março de 2018, na qual o Parlamentar lamentava “a forma vulgar como a prefeita” teria se dirigido a ele.

Não cabe a nós, mulheres representantes da advocacia, avaliar os méritos do assunto político discutido, mas não se verifica da declaração do Parlamentar qualquer conteúdo machista ou ofensivo, já que a palavra “vulgar” se referiria à forma utilizada pela Prefeita Rosani Donadon ao respondê-lo, e não à própria pessoa da mandatária. Assim, quando declarações são distorcidas e a figura da mulher brasileira e sua luta pela igualdade são utilizadas com a finalidade de polemizar um embate político, desmoralizar pessoas, e desviar o foco da discussão, cabe a todas nós, MULHERES, repudiar a atitude de quem quer que seja e exigir o respeito que merecemos.

Por fim, chamamos a atenção de todos os envolvidos quanto à dignidade de suas funções públicas e à postura decorosa esperada por toda a população vilhenense e, especialmente, por nós mulheres.

Vilhena/RO, 12 de março de 2018

Vera Lúcia Paixão

OAB/RO nº 206

Aisla de Carvalho

OAB/RO nº 6619

Fonte: Folha do Sul

              

Mais em Polícia