Agentes que compõem equipe de investigação do 1° DP de Porto Velho em apoio a policiais do Serviço de Investigação do município de Machadinho do Oeste recuperaram no último sábado (4), uma escavadeira hidráulica, que havia sido furtada do pátio da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN).
Os agentes localizaram o veículo dentro de uma fazenda no garimpo de São Francisco, já no Estado do Mato Grosso.
A ação é uma fase da operação AUTÓLIKOS, iniciada em 18 de outubro de 2019 que já resultou na prisão de um ex-vereador de Ariquemes e de outros elementos, acusados de envolvimento na receptação de três maquinários. Os maquinários pertencem à SEAGRI (Secretaria de Agricultura) e foram adquiridos pelo Estado através do convênio federal Calha Norte, o maior programa de desenvolvimento urbano de municípios. Estes se encontravam guardados no pátio da SEFIN enquanto aguardavam tombamento para, então, serem destinados às prefeituras.
As investigações apontam que os criminosos contrataram uma transportadora especializada em transporte de máquinas pesadas, compareceram ao pátio da SEFIN nas datas supra mencionadas, e, identificando-se falsamente como funcionários de prefeituras, exibiram documentos de autorização falsificados e carregaram as máquinas no caminhão prancha de propriedade da transportadora contratada. Após intensa investigação, constatou-se que os suspeitos integram uma organização criminosa, especializada na constante prática de crime dessa natureza.
Na ocasião, foram subtraídas uma pá carregadeira e duas escavadeiras hidráulicas, sendo que uma escavadeira foi recuperada em Pimenta Bueno e as outras duas máquinas estariam na região de Ariquemes. A Polícia Civil já havia recuperado a pá carregadeira e outra máquina. Sendo assim, a investigação foi concluída com todas as máquinas localizadas e os envolvidos responsabilizados.
A máquina avaliada em mais de R$ 300 mil estava em pleno funcionamento e foi retirada do local. A escavadeira foi levada para a delegacia, onde vai ficar aguardando o fechamento do inquérito. Na ocasião ninguém foi preso.