Notícias de Política

Aniversário de 25 anos do 5º BPM comemorado na Assembleia Legislativa


Aniversário de 25 anos do 5º BPM comemorado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira (15), Sessão Solene em homenagem aos 25 anos da criação do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Estado de Rondônia. A láurea é de autoria do deputado Léo Moraes (Podemos). Na oportunidade, o parlamentar entregou ainda Medalhas de Mérito Legislativa a policiais militares pelos relevantes serviços prestados em prol da segurança de Rondônia.

Léo Moraes parabenizou aos que de alguma forma, contribuíram com crescimento do 5º BPM ao longo desses 25 anos de existência.

“Reconhecemos publicamente o trabalho que os oficiais desse batalhão realizam em benefício da nossa população e ficamos felizes em poder honrá-los com esse galardão e mais ainda, em acolhê-los na nossa Casa de Leis em uma data tão importante”, disse o deputado.

Para o comandante do 5º BPM tenente coronel Rone Herton Dantas de Freitas, a data de hoje ficará marcada na memória de todos os membros do 5º BPM, que trabalham com coragem e dedicação, mesmo com as dificuldades do dia a dia.

“O dia de hoje é muito importante. Todos sabemos que a nossa atividade é cheia de incertezas, essa semana mesmo perdemos um companheiro de farda em um acidente. Precisamos agradecer cada dia vivido”, expôs.

Rone falou ainda do crescimento da população portovelhense nos últimos cinco anos e consequentemente, do crescimento da criminalidade.

“A cada dia que passa a criminalidade cresce e fica mais organizada e armada. Eles ainda conseguem ter leis que os favorecem, o que dificulta cada vez mais o nosso trabalho. Mesmo assim, os nossos policiais não desistem e trabalham com toda sua energia, sempre trazendo bons resultados a nossa corporação. Eu sinto orgulho de fazer parte desse batalhão”, apontou.

“O deputado Léo Moraes sempre foi um grande parceiro do batalhão, sempre ajuda no que pode e em nome de todos agradeço por essa homenagem. Gostaria de agradecer também pela emenda de R$ 108 mil destinada para a realização das atividades de comemoração de 25 anos que serão realizadas até agosto”, disse o comandante do 5º BPM.

Representando o comandante geral da Polícia Militar, o coronel PM José Hélio Pachá, fez uso da tribuna para parabenizar todos os membros do 5º BPM e falar das dificuldades enfrentadas por todos policiais.

“Os senhores estão de parabéns por todo trabalhado realizado na defesa da segurança do nosso Estado. Somos conhecedores das dificuldades e por isso precisamos nos alto motivar diariamente para seguir com as nossas escolhas”, ressaltou.

Representando o comandante do Corpo de Bombeiros, o capitão BM, Jesus de Souza Castro, afirmou que o destino traça caminhos diferentes para cada um, pois mesmo estando no Corpo de Bombeiros teve a oportunidade de participar da sessão.

“Eu fui um dos fundadores do 5º BPM e hoje estou aqui tendo a oportunidade de parabenizar essa corporação”, apontou.

Homenageados

O tenente coronel Marcos Cleiton Freire Lopes agradeceu a Medalha de Mérito entregue pelo deputado Léo Moraes e apontou as dificuldades de trabalhar na zona Leste da Capital.

“A minha história sempre foi de natureza operacional. Sei das dificuldades de trabalhar na região mais complicada da cidade. Muitos não reconhecem a importância das nossas atividades, até o dia que precisam delas. Dedicamos a nossa vida sem olhar para quem, para pessoas que não conhecemos. Perdemos noites de sono, para que outras pessoas possam descasar em segurança”, declarou.

Para o sargento da PM Raimundo Soares do Nascimento, a homenagem ao 5º BM foi muito merecida. “Recebam o meu respeito e a minha consideração, parabéns a cada um de vocês. Vocês são guerreiros e merecem esse reconhecimento”, explanou.

A sargento Heline Abreu Braga do Nascimento agradeceu a honraria e garantiu que o sucesso da corporação não depende apenas de um, mas sim de toda a equipe.

“Essa medalha é nossa. Se em algum momento a SGT Braga foi destaque em alguma coisa, foi pela união da equipe, pela confiança de um comandante que nos dá abertura necessária para que possamos programar a filosofia de polícia comunitária. Não esqueçam que a PM depende de nós, que a população depende de nós, mas não podemos perder nossa motivação. Cada um que está aqui, vestindo essa farda tem um dom a mais, o dom de servir”, relatou.

O soldado Rogério de Castro Escócio dedicou a medalha a todos os policias militares de Rondônia. “Sem vocês a polícia não anda”, disse.

Ao final da solenidade Léo Moraes parabenizou e agradeceu a todos os homenageados e destacou que a Polícia Militar está bem amparada em todos os sentidos, administrativamente, tecnicamente e em seu efetivo policial como um todo.

Para encerrar oficialmente a sessão, Léo Moraes solicitou ao regente da banda da Polícia Militar, sub-tenente Roberto Carlos Valle, a execução do Hino Nacional.

ALE/RO – Laila Moraes

Fotos: Gilmar de Jesus




MAIS NOTÍCIAS DE Política