Deputado Anderson parabeniza aprovação do fim da prisão disciplinar nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros

Política - sábado, 14/12/2019 às 09h26min
Deputado Anderson parabeniza aprovação do fim da prisão disciplinar nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros
Imagem .GIF que ilustra campanha publicitária do Governo de Rondônia ao combate contra o Coronavírus.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Anderson Pereira (Pros), parabenizou a atitude louvável do senado federal em especial ao senador Major Olímpio (PSL-SP), pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 148/2015, que extingue a pena de prisão disciplinar para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

“É uma prisão humilhante, uma realidade humilhante. Pode ser causada por um sapato mal engraxado, por uma barba mal feita e até por uma farda mal passada. Esse projeto traz dignidade e cidadania a policiais e bombeiros”, disse o deputado.

Ainda de acordo com o deputado o código disciplinar militar era considerado medieval, muito antigo, o que acabava resultando em punições severas, desde então a democracia do país está se atualizando para agir de forma digna dentro da lei.

Os estados e o Distrito Federal terão um ano, a partir da sanção da lei, para implementar as mudanças. O Código de Ética e Disciplina deverá ser aprovado por lei estadual ou federal disciplinando, especificando e classificando as transgressões dos PMs e bombeiros, além de estabelecer as sanções disciplinares que deverão observar, entre outros critérios, a dignidade da pessoa humana, a presunção de inocência e a razoabilidade e proporcionalidade.

Por Assessoria

TAGs: