Notícias de Política

Deputado Crispin propõe criação de órgão específico do Governo para os povos indígenas

Postado em 19/03/2019 às 17h37min


Deputado Crispin propõe criação de órgão específico do Governo para os povos indígenas

Durante audiência que debateu públicas de fomento aos povos indígenas no Estado de Rondônia, realizado pela Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (18), o deputado Ismael Crispin (PSB) parabenizou o deputado Lebrão (MDB) pela iniciativa do evento e se colocou à disposição para os avanços necessários.

O parlamentar disse que não poderia ficar alheio as discussões sobre o tema, pois o país passa por um momento de mudanças, com um novo governo, novas propostas vindas do governo federal e Rondônia tem várias etnias e comporta muito bem o povo indígena. “Estamos num momento importante e o tema é apropriado para a união entre os poderes”, frisou.

O deputado falou sobre a Medida Provisória 870, que tem gerado preocupação entre as lideranças indígenas de Rondônia, que já enfrentam desafios como a demarcação e a garantia de suas terras, a cada dia mais cobiçadas por invasores.

“É bom ouvir a comunidade indígena, mas também ouvir a propositura do Governo para os povos indígenas. Devemos debater o fomento à produção, mas também a questão da saúde, que a União quer transferir para os municípios, e da educação, que apesar dos avanços nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para a melhoria do setor”, destacou o deputado.

Crispin manifestou a necessidade de se criar um órgão próprio para tratar da questão indígena. “Isso não pode ficar só no discurso, mas sim na prática. A inclusão no Plano Plurianual (PPA), que será debatido neste ano, de ações e criação de políticas voltadas às comunidades indígenas, precisa avançar”, frisou.

O parlamentar afirmou que essa discussão não pode parar por aqui, mas estar presente sempre nas pautas importantes da Assembleia Legislativa, para que os direitos e as necessidades indígenas tenham uma atenção especial das autoridades.

Texto: Eláine Maia – DECOM/ALE

Foto: José Hilde

Por Assessoria