Terca-Feira, 10 de Dezembro de 2019

Notícias de Política

Deputados reforçam apoio ao IFRO, durante apresentação de projetos na Assembleia Legislativa

Postado em 21/11/2019 às 12h01min


Deputados reforçam apoio ao IFRO, durante apresentação de projetos na Assembleia Legislativa

Os pró-reitores do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Maria Gorete Araújo, de Extensão e Edislei Rodrigues, de Ensino, compareceram à Comissão de Educação e Cultura (CEC), na manhã desta quarta-feira (20), para apresentarem ações e projetos desenvolvidos pelo Instituto, que atende cerca de 17 mil alunos em Rondônia.

O presidente da CEC, deputado Lazinho da Fetagro (PT), comandou os trabalhos, que contou ainda com as presenças dos deputados Ismael Crispin (PSB), Luizinho Goebel e Aélcio da TV (PP), reforçou que a Assembleia Legislativa é parceira do IFRO e que quer estreitar ainda mais essa relação.

O reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, estava em viagem e não pode comparecer. O IFRO possui dez campi, sendo dois em Porto Velho e os demais espalhados por municípios do interior, oferecendo desde curso de formação continuada, até pós-graduação e formação em nível médio, ocorrendo ainda atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Estamos sempre priorizando as peculiaridades locais, as necessidades de cada região. Atendemos 48 dos 52 municípios. Somos hoje uma referência entre outros institutos do país. São três incubadoras instaladas, 22 startups, com destaque para a inovação e o empreendedorismo. Parcerias, somam mais de 300, com instituições públicas e privadas”, destacou a professora Maria Gorete.

Edislei disse que o IFRO se destaca no conceito institucional, que vai de 1 a 5, com média 4. “Temos cursos com conceito 5. Temos o segundo melhor índice de eficiência acadêmica da rede federal. Temos a quarta menor evasão da rede federal. Esses indicadores mostram que o IFRO está no caminho certo e que vamos seguir avançando”.

Lazinho agradeceu pelo trabalho já desenvolvido pelo IFRO e falou da expectativa de ampliação, para a formação de mais profissionais no Estado. “Em Jaru, o IFRO já se consolidou e onde a gente tem passado, todos reconhecem a importância de sua atuação e a gente fica muito feliz”.

Lazinho questionou se todas as vagas ofertadas são preenchidas. “Temos cursos com ofertas maiores. Mas, todos os cursos são preenchidos e as vagas ocupadas”, respondeu Edislei.

Em relação ao contingenciamento por parte do Ministério da Educação, Lazinho quis saber se isso afetou o trabalho do IFRO em Rondônia. “Realmente, houve uma série de dificuldades. Mas, o nosso reitor se mobilizou, buscou a bancada federal, buscou parcerias, para garantir o nosso funcionamento. Para 2020, não sabemos o que virá, mas vamos arregaçar as mangas e o nosso compromisso é garantir educação de qualidade, pública e gratuita”, completou Gorete.

Segundo ela, os cortes atingiram os investimentos, como obras de melhorias nos campis da capital e do interior. “Mas, estamos retomando e dando continuidade aos trabalhos”.

Crispin disse que o Estado tem mecanismos para ser ainda mais parceiro do Instituto. “Vejo projetos importantes que poderiam receber, inclusive, emendas parlamentares. Mas, precisa ser flexibilizada as parcerias, inclusive com a Seas, onde enfrentamos falta de vontade e ineficiência para implantarmos um projeto de empoderamento feminino”.

Ao retomar a palavra, Crispin disse que a Seduc pode ainda fazer uma aproximação ainda maior e estamos colocando o nosso mandato à disposição para contribuir com essa interlocução.

Ao finalizar, Lazinho disse que a Comissão está à disposição para tratar dessa aproximação com o Governo, com os municípios e a sociedade. “Temos que fazer algo diferente, em relação à educação, inovando cada vez mais. Não se trata de desvalorizar o que tem sido feito, mas precisamos avançar mais”.

Matérias 

Foram distribuídas matérias para a relatoria do deputado Ismael Crispin. Sendo três Projetos de Decreto Legislativos, de iniciativa do presidente Laerte Gomes (PSD). O de número 093, concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Robert Tramontina Gravena;o de número 092, concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Renato Romão de Araújo; e o de número 091, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Nielsen Teodoro dos Reis.

Crispin também vai emitir o parecer sobre o PL 304, de autoria do deputado Jean Oliveira (MDB), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Rondônia a Festa do Leite, realizada no distrito de Palmeiras, no município de Nova Mamoré/RO.

Na reunião, por sugestão do deputado Ismael Crispin, foi aprovado e a Comissão vai encaminhar à Seduc o pedido para que não seja feita nenhuma troca em diretorias de escolas, até que seja definido o modelo.

Por ALE-RO