Search
Close this search box.

Ismael Crispin acompanha visita do secretário de Estado da Saúde em São Miguel do Guaporé

Na manhã desta segunda-feira (01), o deputado Ismael Crispin (PSB) recepcionou secretário de Estado da Saúde (Sesau) Fernando Máximo em São Miguel do Guaporé. Segundo o parlamentar, a visita do secretário teve como intuito dar continuidade ao trabalho que iniciou na quarta-feira (27) com os profissionais da área da saúde do trabalhador e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Agevisa, enviados pela Sesau, em conjunto com os membros do Comitê de Saúde do município.

Segundo Ismael, além de verificar in loco as necessidades do município, Fernando Máximo fez questão de entregar nas mãos da secretária municipal, Dalvina Dutra, exames rápidos de Covid-19 e medicamentos para atender a população são-miguelense. “Gostaria de aproveitar a visita do Fernando Máximo para agradecer o Governo do Estado em atender nossa provocação. Nesse momento de pandemia a união é muito importante. Estamos em uma guerra, uma guerra do povo é não uma guerra política”, disse o parlamentar.

Na ocasião, o deputado frisou também a importância de investimentos na área de ciência e tecnologia. “O Estado precisa investir na ciência, pois precisamos estar mais preparados para enfrentar momentos como este. O mundo está pedindo socorro aos cientistas e diante deste cenário reconhecemos ainda mais a importância dessa área”, expõe.

Luta

O secretário da Sesau Fernando Máximo apontou que a intenção do Estado é unir forças na luta contra um vírus tão implacável. “Já sabemos que esse vírus mata, destrói, mas sabemos também que juntos somos mais fortes, se cada um fizer sua parte, todos os órgãos e cidadãos de bem, seguindo as recomendações, conseguiremos vencer”, ressaltou.

Em reunião na Unidade Básica de Saúde Irmã Ilsa Elias, o secretário falou ainda da importância dos exames laboratoriais para investigação inicial e avaliação prognóstica de pacientes com quadros moderados/graves de Covid-19.

Ações

A coordenadora do Cievs, Luzanira Morais ressaltou as ações que estão sendo realizadas pela equipe do Estado no município. “Estamos realizando o acompanhamento do lançamento dos dados e preenchimento de formulário para fechamento dos casos, pois estavam sendo feitos de forma manual, tornando o procedimento mais lento e com a ausência de dados importantes. Ajudamos também na organização da equipe e ainda delimitamos um espaço exclusivo para o atendimento da Covid-19”, apontou.

Segundo Luzanira, a equipe do Estado também realizou contato telefônico com pacientes confirmados e notificou os contatos dos positivo como casos clínicos epidemiológicos. Referente a situação do frigorífico que teve funcionários positivados para coronavírus, a gerente técnica em vigilância em saúde do trabalhador, Elizane Melo, apontou que todos os procedimentos relacionados à segurança estão sendo realizados corretamente.

A visita do secretário contou com o apoio do Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Cel BM Gilvander Gregório de Lima.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias